Com a estreia de “Abraços Partidos” voltamos a nos identificar com as personagens femininas criadas pelo diretor espanhol

A estreia de “Abraços Partidos” é motivo de comemoração. Mais uma vez, temos um novo filme do diretor Pedro Almodóvar para descobrir algo sobre o maravilhoso (e obscuro!) universo feminino. Com a atriz Penélope Cruz no papel principal, o longa tem o cinema como tema principal, além da paixão e das excentricidades habituais dos personagens.

nullReconhecido pelas características fortes de seus filmes – cores gritantes, figurinos exóticos e circunstâncias exageradas -, Almodóvar também é famoso por retratar o drama do universo feminino, com personagens que fogem do ideal e se apresentam de forma bem humana – e um tanto neurótica, claro.

Partindo desta premissa, o diretor consegue dar às mulheres uma grande dose de reconhecimento. “Qualquer um gosta de ver uma falha, uma loucura, um lado B retratado no cinema”, afirma a psicoterapeuta Lúcia Rosenberg, de São Paulo. “No caso das mulheres, nos vermos nas telonas humanizadas em nossas neuroses, nossos problemas, é uma trégua para as nossas falhas”, completa.

De acordo com a psicoterapeuta, Almodóvar é capaz de retratar a alma feminina com todos os seus embaraços. “Por nos sentirmos muitas vezes culpadas por nossos hormônios e atitudes, encontrar no cinema uma forma de redenção para nossas loucuras é fascinante”, completa.

Pensando nas mulheres de Almodóvar, retratadas em filmes lançados pelo espanhol como “Volver”, “Tudo Sobre Minha Mãe”, “Carne Trêmula”, “Fale com Ela” e, claro, “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, separamos as personagens com as quais você mais pode se identificar.

Penélope Cruz vive Lena em
Divulgação
Penélope Cruz vive Lena em "Abraços Partidos"
Lena, personagem interpretada por Penélope Cruz em “Abraços Partidos” (2009)
Ela é uma jovem determinada a se tornar atriz quando se envolve com um milionário para tentar salvar a pele do pai, que tem problemas de saúde. No entanto, juntamente à tentativa de ser a personagem principal do filme “Chicas y Maletas”, ela também se envolve com Mateo Blanco (Lluís Homar), diretor do longa-metragem.
Você vai se identificar se: já fez alguém se descabelar de ciúmes e acabar com todas as possibilidades de um relacionamento, mesmo de amizade. Lição: fuja enquanto é tempo.


Em
Divulgação
Em "Volver", Penélope na pele de Raimunda
Raimunda, personagem interpretada por Penélope Cruz em “Volver” (2006)
Trabalhadora que dá duro para sustentar a família, Raimunda se encontra num beco sem saída quando seu marido é assassinado por sua filha após uma tentativa de estupro. Uma mulher forte e determinada que, apesar de uma série de desavenças, se mantém em pé por ela mesma e pela filha.
Você vai se identificar se: for como Raimunda que, apesar de ter diversas falhas e erros, age como uma heroína, que encara todos os problemas que surgem pelo caminho.


Rosario Flores é a toureira Lydia em
Divulgação
Rosario Flores é a toureira Lydia em "Fale com Ela"
Lydia, personagem interpretada por Rosario Flores em “Fale com Ela” (2002)
Lydia é uma toureira de muito sucesso que, apesar de se demonstrar corajosa e até mesmo fria, se balança quando o amante a abandona. É corajosa para enfrentar touros, mas não o suficiente para expressar seu amor.
Você vai se identificar se: tenta fazer com que ninguém perceba a sua emoção e os seus sentimentos mais básicos. Simples assim.

Marisa Paredes se prepara para viver Huma Rojo
em
Divulgação
Marisa Paredes se prepara para viver Huma Rojo em "Tudo Sobre Minha Mãe"
Huma, personagem interpretada por Marisa Paredes em “Tudo Sobre Minha Mãe” (1999)
Ela é a atriz pela qual Estebán, filho de Manuela (Cecília Roth), morre atropelado após tentar pegar seu autógrafo. Huma representará, ao longo de muitas reviravoltas, um papel importantíssimo na vida de Manuela. No entanto, ela é completamente descontrolada, egocêntrica, autoritária e, como uma completa diva estereotipada, também carente.
Você vai se identificar se: no fundo, também tiver, como ela, o desejo de ter o mundo ao seu redor a maior parte do tempo. Um tanto egocêntrica, claro, mas sem achar que isso seja exatamente o fim do mundo.

Francesca Neri vive Elena em
Divulgação
Francesca Neri vive Elena em "Carne Trêmula"
Elena, personagem interpretada por Francesca Neri em “Carne Trêmula” (1997)
Arrasadora de corações, Elena se casa com David (Javier Bardem) após ele, policial, ficar preso a uma cadeira de rodas numa tentativa de protegê-la de um garoto apaixonado. Com o passar dos anos, todos os caminhos voltam a se cruzar e Elena acaba se rendendo ao desejo, mas se sente culpada pela situação de seu marido - e ele se aproveita disso.
Você vai se identificar se: em algum momento da vida aguentou uma situação por sentir culpa ou pena de alguém, o que é bem comum.

Carmen Maura é a Pepa de
Divulgação
Carmen Maura é a Pepa de "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos"
Pepa, personagem interpretada por Carmem Maura em “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988)
Pepa fica desesperada quando o amante a deixa e quer encontrá-lo a qualquer custo para saber as razões do abandono. No decorrer do filme, uma série de mulheres neuróticas aparece, mas Pepa se destaca pela obsessão por Ivan (Fernando Guillén).
Você vai se identificar se: já passou pelo primeiro, segundo, terceiro amor e já entrou em desespero quando foi deixada ou trocada pelo suposto “grande amor de sua vida”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.