Pessoas que nasceram no dia que só existe em anos bissextos contam quais as particularidades de nascer nessa data

Marina está chegando em ano bissexto, motivo a mais de festa para os pais
Arquivo pessoal
Marina está chegando em ano bissexto, motivo a mais de festa para os pais
E se o dia do seu aniversário não existisse todos os anos? É justamente isso o que acontece com pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro, um dia peculiar, 'leap day' ou 'dia do salto', como se diz em inglês, que surge no calendário a cada 4 anos.

A data existe para compensar a diferença entre o ano convencional, que tem 365 dias, e o tempo que leva o movimento de translação da Terra em torno do Sol – algo como 365,24 dias -, e só existe em anos bissextos.

>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas no Twitter <<<

A coincidência com o 29 não foi planejada, mas a chegada da pequena Marina na tarde de hoje, 29 de fevereiro, deixou o pai Willian Cruz feliz. A analista de recursos humanos Priscila cruz, 36 anos, afirma que o pai adorou a data. "Ele queria que o nascimento da Marina caísse nessa data desde o começo. Quando soube que a data da cesárea ia ser hoje, comemorou muito", diz Priscila. O casal pretende fazer as festinhas no dia primeiro de março, ou no fim de semana seguinte ao aniversário. "Mas quando for no ano bissexto, vamos fazer questão de fazer no dia, não importando o dia da semana", comemora desde já.

Leo Melo é analista de sistemas, tem 36 anos, mas hoje comemora apenas seu nono aniversário! "O aniversário demora muito para chegar e quando chega, passa rápido demais", ele diz, de cara. Leo nasceu em João Pessoa, não acredita em horóscopo, mas se considera do signo de Peixes. Nasceu num ano bissexto, num domingo de carnaval e de sete meses! "Dá para entender porque a frase que eu mais ouvia na escola era 'como seus pais conseguiram'?"

Leo conta que a família sempre comemorava seu aniversário no dia 28, mas nos anos bissextos a comemoração era especial. Até hoje, todas as suas festas sempre foram festas de criança, ele diz, com direito a chapeuzinho, bolo enfeitado e apito. Embora curta o espírito 'festa infantil', hoje ele vai convidar os amigos para uma balada. Mas no final de semana a família já está esperando por ele em João Pessoa. E aí, que festa vai rolar? "Não sei", ele ri, 'sempre é surpresa!".

Leo Melo fez uma festinha infantil para comemorar o
Arquivo pessoal
Leo Melo fez uma festinha infantil para comemorar o "9º aniversário" - na verdade, 36 anos
Festa na virada

Roberto Barreto está passando o aniversário descansando. Mais tarde tem festa para os amigos chegados, mas para juntar todo mundo, só no fim de semana mesmo. De férias, ganhou o dia todo de descanso. Completados no dia 29, são 7 aniversários. Ou seja, a festa é dos 28 anos do bancário.

Assine a Newsletter do Delas

“Comemoro sempre no dia 1º, e sempre na virada, no último milésimo de segundo entre o dia 28 e primeiro de março. Nunca comemoro antes, porque tem aquela teoria de que comemorar antes é contra a lei da natureza”, diz. Mas é a única superstição. “Quando eu conto que meu aniversário é dia 29, mas ninguém acredita. Um diz que não existe, outro pede para ver o RG”, diverte-se o bancário.

Ele nasceu de cesárea, mas jura que foi coincidência, não um parto programado para o dia. “Se pudesse escolher, eu não teria nascido outro dia, é muito sem graça. Antigamente, podia-se registrar os nascidos no dia 29 no dia 1º. Ainda bem que meu pai não quis”

Leia também:
- Mulher viaja o mundo para encontrar amigos do Facebook
- Como causar a melhor impressão em 5 minutos
- Etiqueta para dividir a casa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.