Sócia da Odgers Berndtson
Divulgação
Sócia da Odgers Berndtson

Foi ali, em meio aos gritos das ofertas de banana, que Rafaela Cardoso aprendeu o que era preço, lucro, concorrência, conceitos que viriam a ser muito úteis em sua trajetória de executiva. Mulher negra, filha de pais feirantes e ex-garçonete, hoje Rafaela Cardoso é sócia da Odgers Berndtson, sexta maior consultoria global de capital humano. E está à frente do programa CEO por um dia, que aproxima jovens de grandes lideranças, em um intercâmbio valioso.

"Mesmo em um mercado informal como a feira eu aprendi o que é ser comerciante. Meus pais tinham essa visão de concorrentes, de mercado. Não tive referência do que era o ambiente corporativo, mas pude aprender o que é custo, lucro, competitividade, foco no resultado e disciplina com os meus pais feirantes", conta Rafaela. 

Apesar de a família ter toda a cadeia produtiva de bananas, desde as fazendas para produção até as bancas na feira, os pais não queriam aquela vida para ela. "Meus pais me disseram para estudar, e sei que sou privilegiada pois pude comprar esse tempo para estudar, sempre fui muito grata. Meu pai foi até a quarta série, minha mãe foi até sétima, depois fez supletivo para terminar. Eu entendia que pais não podiam ser referência, fui o melhor que puder ser." Rafaela é formada em Relações Internacionais pela Anhembi Morumbi, Especialização em Marketing Digital pela FIAP e Coach pelo IBC.

Rafaela virou head hunter por acaso. O estágio que conseguiu era perto da faculdade. "Não vivi o ambiente corporativo. Decidi que ia observar e aprender. Sou curiosa por natureza e já fui logo ficando em consultoria, projetos, em achar esses executivos, presidentes, vice-presidentes. Ficava de olho em tudo o que falavam, de lucro, de performance, o que eles têm de diferente", conta.

Rafaela Cardoso
Divulgação

Rafaela recruta executivos de alto nível

Fez bons relacionamentos, passou a atrair clientes de forma passiva e acabou sendo convidada para ser sócia da empresa aos 28 anos. "Meu copo está sempre a ser enchido", diz a executiva, agora com 31 anos e uma vivência diária de que a capacita a analisar os candidatos a vagas do primeiro escalão.  Sem falar que cria uma empatia com eles e acaba sabendo de todas as fofocas corporativas em primeira mão, tudo confidencial.

CEO por um dia 

Na Odgers Berndtson, Rafaelal também está à frente do programa CEO por um dia, cujo objetivo é unir CEOs de grandes empresas a jovens estudantes. "Eles imaginam que o CEO é um profissional que fica sentado na cadeira mandando, e não é isso. São pessoas que tem a capacidade de contratar pessoas de altíssimo calibre para formar uma equipe", ensina a executiva.

O programa é aberto a jovens de qualquer curso e qualquer lugar do País. As inscrições estão abertas até 15 de agosto. A seleção vai avaliar diferentes competências e o funil é grande. De 5 mil inscritos, em média, sobram 25 selecionados. O programa está em sua 8a edição e visa selecionar jovens que vão conhecer a rotina de dirigentes de grandes empresas.

Já está confirmada a participação de vários CEOs de grandes empresas, como Chilli Beans, Rally dos Sertões, BR Partners, Odontoprev, Kimberly Clark e entre outras.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo . Siga também o perfil geral do Portal iG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!