Com a  volta da novela A Força do Querer às telinhas da Globo, a personagem Joyce (Maria Fernanda Cândido) traz de volta algumas discussões sobre relacionamentos abusivos entre mães e filhas. Existem muitos motivos que podem gerar conflitos nessas relações, no caso de Joyce, na novela, a grande questão é que sua filha Ivana (Carol Duarte), está se descobrindo Ivan, um homem transexual. 


Entenda os sintomas do Transtorno de Personalidade Narcisista que atinge mães e afetam o relacionamento com seus filhos
Freepik/divulgação
Entenda os sintomas do Transtorno de Personalidade Narcisista que atinge mães e afetam o relacionamento com seus filhos


Contudo, mas a necessidade de controle e desrespeito à individualidade dos filhos vai além da não aceitação da identidade do filho ou filha. Embora esse termo tecnicamente não exista oficialmente, a psicologia usa o termo “mãe narcisista” para definir alguns padrões de comportamento.

“Na verdade, segundo o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), não existe o transtorno da mãe narcisista. Existe o Transtorno de Personalidade Narcisista que pode afetar inclusive as mães. Esse transtorno, de um modo geral, consiste em indivíduos com um sentimento grandioso de sua própria importância, poder, brilhantismo ou beleza”, esclarece a psicóloga Lucia Moyses.

Você viu?

“Uma vez que pensam ser especiais, eles exigem atenção e admiração constante de todos ao seu redor. Tais indivíduos veem a si mesmos como merecedores de favores dos outros, devido à sua importância, e acabam por se aproveitar das pessoas ao seu redor. Por serem tão autocentrados, podem ter dificuldades em manter relacionamentos”, continua.

Sinais de que uma mãe é narcisista


Para identificar se alguma mãe ao seu redor sofre do transtorno, é importante ficar atento aos principais sintomas:

  • Ela é abusiva e invade os limites dos filhos;
  • Não se sente orgulhosa do sucesso de seus filhos, muito pelo contrário, sente inveja e fica ressentida;
  • É egocêntrica e sua vontade sempre vem em primeiro lugar;
  • É manipuladora; não aceita que contrariem suas opiniões e pensamentos;
  • Preocupa-se demais com a sua aparência;
  • Gosta de plateia e sempre se faz de vítima;
  • Critica os filhos fingindo preocupação;
  • Gosta de ter o controle sobre seus filhos;
  • Compete principalmente com as filhas;
  • Quer que tudo gire em torno dela.

Filhos de mães assim costumam sofrer consequências bastante negativas na saúde mental, como autoestima rebaixada, insegurança e necessidade de aprovação. “A mãe narcisista pode, também, eleger um filho para se projetar, para ganhar elogios e ser o centro das atenções. Usar esse filho como bode expiatório para tudo que acontece de errado em sua vida”, observa a psicóloga.

Existe tratamento?

Como todo transtorno mental, não existe cura para mães narcisistas, mas a psicoterapia pode ser um bom caminho para aquelas que estão dispostas a melhorar. “No entanto, é um tratamento difícil, sem garantias de melhoras e não há cura para esse transtorno”, afirma Lucia.

Também é possível fazer um acompanhamento com psiquiatra, apesar de não existir nenhuma medicação específica para o Transtorno de Personalidade Narcisista, algumas comorbidades podem ser amenizadas com medicamentos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!