Para promover empoderamento feminino e “body positive”, ou positividade corporal, várias mulheres se juntaram para cobrir seus corpos com glitter e posar em ensaio nu do projeto “Positively Glittered” (positivamente cheias de glitter, em tradução literal), na Austrália.

O ensaio, para promover
Reprodução
O ensaio, para promover "body positive", foi feito pela fotógrafa Jill Kerswill


O projeto começou de forma espontânea em 2017, quando um grupo de 15 mulheres se conheceu pelo Facebook por um grupo de compras de lingerie e, compartilhando inseguranças sobre seus corpos, decidiram romper com os estereótipos de beleza corporal e espalhar “ body positive ” por meio de um ensaio fotográfico.

Agora, 56 mulheres se reuniram para cobrir seus corpos em glitter e posar nuas. Elas foram fotografadas em dois grupos: um de mulheres que queria permanecer anônima, sem mostrar o rosto, e o outro de mulheres que não se importavam em ser reveladas.


“Foi incrível. Nós também tivemos a maior diversidade de idades, tipos de corpos e etnias que vimos até hoje [no projeto]”, contou ao “Daily Mail” a fotógrafa do ensaio Jill Kerswill. “Além disso, pela reação das participantes, parece que esse foi o ensaio mais emotivo que já fizemos. Acho que estamos começando a ver mulheres, que normalmente não se colocariam em situações como essa, se envolvendo.”

Sobre o ensaio nu , realizado numa fazenda particular, ela conta que a inspiração para fazê-lo foi o filme “Pricilla, rainha do deserto”. Ela conta ainda que, no começo, foi bastante difícil para algumas mulheres tirarem as roupas e mergulharem na experiência.

Você viu?

“Todas as vezes que fazemos um ensaio, sempre tem aquele momento em que as meninas tiram as roupas e aí ficam meio hesitantes. Elas cobrem a barriga ou os seios porque é algo com o qual se sentem desconfortáveis. Mas aí veem uma outra menina magra, por exemplo, e percebem que ela está cobrindo outra parte do corpo e tem suas inseguranças, e aí aquele receio vai embora”, relata.

Participantes falam sobre suas experiências e o sentimento de “body positive”


Ao tabloide britânico, algumas das mulheres que participaram da experiência contaram  como foi para elas posar nuas e cheias de glitter.

“Pensar em ficar pelada com um grupo de mulheres parece assustador, mas em pouco tempo todo o mundo parou de pensar sobre a falta de roupas. Estávamos conversando e rindo em meio ao glitter. Acho que todas saíram dessa experiência mais empoderadas”, disse Stefania Ferrario, uma das participantes.

Já Anna, outra das mulheres, afirmou que “o caminho para o amor próprio não é fácil e existe algo incrível, lindo e empoderador poder olhar para si mesma e dizer com orgulho ‘eu me amo e me respeito’. Ainda que eu não acredite 100% nessas palavras, toda vez que as digo, elas se tornam mais reais”.


A participante Ariane Bingham completou: “eu não poderia pensar numa forma melhor para aumentar nosso amor próprio, aceitação corporal, falar sobre ‘ body positive ’ e curar nossos corpos de inseguranças. Todas merecemos nos sentir confortáveis na nossa própria pele, sem restrições de tamanho, forma, cor...todas nós estávamos lá como uma só, nos sentindo igualmente felizes e livres”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!