Sejam elas fruto de um acidente ou de uma cirurgia, cicatrizes não deveriam ser motivos de vergonha, mas os padrões estéticos internalizados por grande parte das pessoas fazem muita gente torcer o nariz, considerando-as um “defeito”. Há, porém, quem abrace essas marcas como uma parte importante da própria história. É o caso, por exemplo, da cantora Perrie Edwards, integrante do grupo britânico Little Mix, que, neste final de semana, usou o Instagram para falar do assunto.

Leia também: Mulher com vitiligo se aceita após 30 anos cobrindo a pele com maquiagem

Perrie Edwards, do grupo britânico 'Little Mix', já teve vergonha de suas cicatrizes, mas, hoje, as expõe com orgulho
Reprodução/Instagram: @Perrieedwards
Perrie Edwards, do grupo britânico 'Little Mix', já teve vergonha de suas cicatrizes, mas, hoje, as expõe com orgulho

Em razão de uma série de cirurgias que teve de fazer no esôfago quando era criança, Perrie tem uma grande cicatriz vertical bem no meio do abdome. Em entrevistas antigas, a cantora chegou a comentar que não expunha a barriga porque não gostava de mostrar a marca, mas, anos depois, as coisas mudaram. Nas fotos que postou no último sábado, Perrie aparece de biquíni e, na legenda de uma delas, em que cobre os seios com estrelas do mar, escreve: “Sereias também têm sardas e cicatrizes ... Abrace-as. Eu acho lindo!”. 

Tanto nos comentários das fotos quanto no Twitter, vários internautas demonstraram apoio e gratidão à atitude da cantora em mostrar a marca, escrevendo coisas como “obrigada por amar seu corpo e fazer com que eu ame o meu também” e “você me faz amar minhas falhas apesar de eu ter achado que isso era impossível”. Perrie, porém, não é a única a aceitar e exibir marcas de cirurgias e acontecimentos traumáticos sem problemas:

Kylie Jenner

A empreendedora, socialite e meio-irmã de Kim Kardashian é outra celebridade que não tem medo de expor esse tipo de marca. Em sua conta no Instagram, Kylie já postou várias fotos mostrando a grande cicatriz que tem na lateral da coxa e, de acordo com uma entrevista que a bela deu em 2011, a marca é fruto de uma brincadeira de esconde-esconde que deu errado.

A post shared by Kylie (@kyliejenner) on

“Após algum tempo, quando minha irmã não me encontrou, eu tive de escalar uma das estacas do portão. Eu escorreguei e a estaca entrou na minha perna. Eu tentei me afastar para tirar a estaca, mas ela tinha atravessado minha perna”, contou Kylie ao site “Celebuzz”. Apesar de ter ganhado a marca em uma situação dolorosa, porém, a socialite não tem problemas em mostrá-la, e chegou até a dedicar uma postagem no Instagram só para ela, com a legenda “eu amo minha cicatriz”.

Catherine Zeta-Jones

Famosa por filmes como “Chicago” e “A Lenda do Zorro”, a atriz galesa também é do time que não esconde cicatrizes. Apesar de isso passar despercebido por muitos, Catherine tem uma cicatriz no pescoço, que, segundo ela, é fruto de uma traqueostomia pela qual passou quando era uma criança.

Apesar de ser uma cicatriz pequena, Catherine diz já ter passado por diversas situações em que maquiadores tentavam cobri-la para torná-la ainda mais imperceptível, algo que ela não aceita. “Eu não quero escondê-la. Eu não estaria aqui hoje se não tivesse essa cicatriz”, contou a atriz à revista “People” em 1998.

Leia também: Mãe reproduz marca de nascença do filho e vira exemplo na internet

Selena Gomez

Em setembro de 2017, Selena Gomez deu um susto e tanto em seus fãs. Em seu Instagram, a cantora explicou a razão de não ter feito muitas aparições públicas para promover as músicas que lançou na época. Portadora de Lupus – doença autoimune em que o sistema imunológico ataca os tecidos do corpo –, a cantora teve de fazer um transplante de rim e, após a cirurgia, ganhou duas grandes cicatrizes.

A post shared by Selena Gomez (@selenagomez) on

No dia em que expôs a situação na internet, Selena também postou uma foto da marca que o transplante deixou em sua barriga, abaixo do umbigo, se dizendo agradecida pelo sucesso da operação. Em março deste ano, a cantora foi fotografada por paparazzis usando um biquíni e revelando outra grande cicatriz na parte interna de uma das coxas.

Prontamente, as imagens se espalharam pela internet e, como resposta à situação, Selena postou um vídeo do passeio de barco no qual foi vista por fotógrafos. Na legenda, ela usa um trecho do livro “O Mito da Beleza”, da escritora feminista Naomi Wolf, para rebater todos que estavam comentando sobre seu corpo.

“O mito da beleza – uma obsessão com a perfeição física que aprisiona a mulher moderna em um ciclo infinito de desespero, insegurança e autodepreciação enquanto ela tenta cumprir a impossível definição de beleza se falhas. Escolho cuidar de mim porque quero, não para provar algo a alguém”, afirma, deixando claro que está bem consigo mesma e suas cicatrizes.

Bárbara Paz

A atriz que ficou famosa após vencer a primeira edição do reality “Casa dos Artistas” é outra celebridade que não tem medo de mostrar esse tipo de marca. Nos anos 90, época em que estava tentando engatar uma carreira de modelo, a atriz sofreu um grave acidente de carro que a deixou à beira da morte. Em razão do ocorrido, Bárbara teve de levar 400 pontos no rosto, algo que a deixou com cicatrizes profundas que ela não pôde conciliar na época por não ter como financiar uma cirurgia plástica. 

Leia também: Mulher que sofria bullying por causa de cicatriz conta como aceitou aparência

Após a recuperação, a atriz teve dificuldades em conseguir emprego e passou anos atuando no teatro e em papéis pequenos na televisão até participar do reality e ganhar mais visibilidade. Em 2013, ela fez a primeira cirurgia plástica para esconder as cicatrizes , mas, mesmo assim, elas ainda são levemente aparentes – algo que não a incomoda mais e de que ela até se orgulha em ter.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!