O mês de dezembro é recheado de acontecimentos. Além de Natal e Ano Novo, uma das tradições que geralmente acontece nessa época do ano é o amigo secreto — ou amigo oculto, como é conhecido em alguns lugares. E, todo mundo que conhece e já participou dessa brincadeira também passou pela seguinte situação: feito o sorteio de amigo secreto, você vê que tirou uma pessoa que não conhece muito bem e não há uma tem lista de presentes para te ajudar. E agora, como não errar na hora da escolha? 

Leia também: Como embrulhar presentes - dicas para um Natal sem estresse

Na hora do amigo secreto, é importante saber sobre os gostos da pessoa para não errar na escolha do presente
shutterstock
Na hora do amigo secreto, é importante saber sobre os gostos da pessoa para não errar na escolha do presente



Se você é uma das muitas pessoas que precisam de ajuda com o presente do amigo secreto , as dicas da Personal Shopper (consultora de compras, em português) Aninha Moretti são bem objetivas. Em primeiro lugar, o que deve ser levado em consideração é a idade da pessoa. Depois, você pode tentar investigar mais sobre as características e gostos pessoais, independentemente se você tirou uma mulher ou um homem.

Procurar quem você tirou nas redes sociais ou conversar com alguém que seja proximo à ele já são meios que podem ajudar a descobrir algumas informações que sejam essenciais e que talvez diminuam as chances de comprar algo que não tenha nada a ver com aquela pessoa. Identificar se a pessoa valoriza uma boa gastronomia, moda, esportes, viagem, música, tecnologia, etc., pode ser o passo inicial para presentear sem erro.

Outros fatores que são importantes de serem lembrados são relacionados à própria brincadeira, como se o grupo estipulou uma faixa de preço, por exemplo. "O valor do presente é algo interessante a se discutir dentro do grupo antes do sorteio para que a disparidade seja minimizada."

"Existem histórias clássicas de amigo secreto em que se ofereceu algo de maior valor e recebeu um presente bem inferior. Portanto pergunte, verifique sempre a disponibilidade das pessoas e se alguém não quiser participar, respeite a decisão", fala a especialista. Quem nunca passou por isso, né? E, na maioria das vezes, essas situações sempre geram um clima tenso e um momento de constrangimento entre quem presenteou e quem ganhou o presente. 

Intimidade x constrangimento

Uma terceira condição que faz gerar dúvidas na hora do presente é o grupo de pessoas que estão partcipando do amigo secreto. Existem algumas diferenças se a brincadeira está acontecendo em seu ambiente de trabalho ou com familiares e amigos e, na realidade, elas são bem claras e estão ligadas à intimidade que você tem com o grupo ou com a pessoa que deve presentear. 

De acordo com a personal shopper, o presente escolhido pode depender muito dessa questão da proximidade e de como é o relacionamento entre as duas pessoas. "Geralmente as relações profissionais são menos íntimas, mas, ao mesmo tempo, muitas pessoas passam mais tempo no trabalho do que em família", explica.

Você viu?

Leia também: Puro luxo! Acerte na hora de comprar o presente de Natal

Nesses casos, é preciso refletir sobre como funciona seu ambiente de trabalho ou, também, a relação com aquele parente. Se o clima no escritório for sério, é preciso levar isso em consideração. Da mesma forma, se você tirou aquele tio distante que está sempre sério, não é bom tentar fazer uma brincadeira na hora de dar o presente. 

Aninha diz que é preciso ter muito cuidado em presentear colegas de trabalho com itens que sejam particulares, como por exemplo, lingeries, roupas de praia, livros que sejam de autoajuda ou religiosos, e até mesmo maquiagem e perfume. Dependendo da sua escolha, o item pode passar uma mensagem que não é adequada ou que pode ser mal interpretada. 

"Em família, evitar constrangimentos também é a melhor escolha, portanto aproveite que você já conhece a pessoa a mais tempo e identifique algo bem carinhoso para presentear nessa data e estreitar as relações", diz a profissional.

Presente curinga

Se você quer ter certeza absoluta de que a pessoa que tirou no sorteio vai gostar do presente, existem algumas opções que podem ser a melhor saída. Entre as situações que podem acontecer é de vocês dois não terem nenhuma intimidade ou até mesmo se a escolha do seu grupo de amigos for sortear os nomes durante o momento da troca de presentes e, por isso, na hora da compra você não saber de fato quem é a pessoa.

"Para essas situações ou mesmo quando temos o nome e não sabemos o que comprar, uma boa saída são os vale presentes disponíveis em livrarias, lojas de vestuário e outras categorias. Para ser um momento de descontração e quem tem muita dúvida essa pode ser uma saída", diz Aninha.

Ela ainda explica que dar um vale presente pode evitar algum tipo de constrangimento na hora da entrega, como dar um vinho para alguém que tenha restrições à álcool, chocolates para quem está de dieta ou tem alergia, por exemplo.

"Meu amigo secreto é..."

Quando finalmente chega o momento de entregar os presentes, sempre bate aquela ansiedade. "O que dizer?", "Como dizer?", "Faço uma brincadeira ou não?" são sempre dúvidas que surgem sobre aquele "mini discurso" que é quase um requisito antes de anunciar quem foi o sortudo que vai receber o que você comprou. 

Leia também: Odeia amigo secreto? Veja como escapar - ou ao menos amenizar o clima

A dica de Aninha Moretti é simples, fácil, prática e segue bem o clima de fim de ano. "Seja natural e conte algo de bacana da pessoa que será presenteada. Nesse momento, geralmente se cria uma expectativa e todos tentam adivinhar quem é, então, entre no clima da festa, confraternize, distribua sorrisos e abraços pois é muito bom estar num grupo celebrando a vida", diz.

Segundo a profissional, presentear é uma forma de demonstrar um cuidado em satisfazer o outro. Por isso, ela explica que o objetivo dessa tradição é claro: "oferecer um presente que fará a diferença, será especial e obviamente uma recordação satisfatória de quem presenteou pois teve a delicadeza de observar algo que é importante para ela." 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!