Ela é inevitável, tem impactos negativos e positivos, e pode ocorrer em qualquer área da vida. Escritora, blogueira e empresária americana dá dicas preciosas para encarar a mudança de frente e com menos sofrimento

Entender que mudanças são inevitáveis ajuda a lidar melhor com elas
Divulgação
Entender que mudanças são inevitáveis ajuda a lidar melhor com elas

Como uma criatura do hábito e da rotina, tive o meu quinhão de tempos difíceis logo após a faculdade. Foi difícil me adaptar à transição de estudante para uma mulher jovem trabalhando como empresária. Então vou começar por afirmar o óbvio: 

  1. 1. A mudança é inevitável
  2. 2. Pode ser difícil de lidar com e de se ajustar a ela
  3. 3. A mudança pode ocorrer em qualquer área da vida
  4. 4. Ela pode ter impactos positivos e negativos

Agora que já estabelecemos o que implica mudança, vamos pensar com mais profundidade em como é possível aceitar, gostar, antecipar e fazer com que as mudanças trabalhem a nosso favor.

Recentemente, perdi um dos meus maiores e mais antigos clientes. Foi difícil e estressante lidar com isso. Tive um ataque de pânico que durou um dia inteiro. Precisei dar um passo atrás e perceber o que esta alteração em particular realmente significava para a minha empresa e para o meu desenvolvimento pessoal.

Com base em tudo o que vivi, aqui está o que eu tenho para dizer a você:

Fique zen

Somos capazes de amar e cuidar em um nível tão profundo que, por vezes, não conseguimos nem mesmo explicar isso. Ao mesmo tempo em que isso é muito bonito, é preciso aprender a limitar o apego às coisas e situações. Buddha prega que nossa infelicidade decorre do extremo apego às pessoas e às coisas materiais. Se você não está tão fortemente ligado a algo, pode não se sentir tão desgastado quando tudo acaba. Pode parecer óbvio, mas mantenha esse pensamento em mente, especialmente para situações e coisas que você sabe que poderiam muito bem ser temporárias.

Espere a mudança

É inevitável. Cada parte de sua vida, de uma forma ou de outra, será drasticamente diferente ao longo dos próximos anos. Quanto mais você esperar, menos chocante vai ser quando as coisas mudarem. Esperar a mudança possibilita nos preparamos mentalmente para isso e – quem sabe? – até mesmo se animar com ela.

Mudar tem sempre uma mensagem positiva ou uma lição a ser aprendida
Getty Images
Mudar tem sempre uma mensagem positiva ou uma lição a ser aprendida

Não se desespere

Para algumas pessoas a mudança vem de mãos dadas com algo muito positivo: uma casa nova, uma promoção no trabalho ou uma nova adição à família. Por outro lado, mudanças também podem ser negativas, como a perda de um emprego ou mesmo uma morte na família. Independente do que mudou, é preciso ter fortaleza. Quanto mais você confiar que tudo vai se desenrolar como deveria, melhor será o resultado. Confie que mudar tem sempre uma mensagem positiva ou uma lição a ser aprendida.

Fale sobre ela

Tendo dificuldades para se adaptar? A mudança está estressando você? Experimente escrever sobre isso. Fale sobre ela com o seu melhor amigo. Utilize o seu sistema de apoio. Às vezes é preciso outra pessoa para nos ajudar a encontrar forças para enfrentar o novo.

Mexa-se!

Quais são seus próximos passos? Seu futuro está nos seus comportamentos, nos seus pensamentos e nos seus planos. Se você não gostar da direção que a sua mudança está tomando faça algo sobre isso. Entenda que você tem controle total sobre o seu dia e, e sobre o dia seguinte também. Capacite-se. Você vai ver que é incrível o que somos capazes de fazer.

++ Veja a seguir 15 coisas que você precisa saber sobre pensamento positivo:


______________________________________________________________________

* Daffnee Cohen é escritora, blogueira, empresária e instrutora de fitness. Em seu blog  ela escreve sobre saúde, comportamento e bem-estar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.