Lidar com colegas carentes, conviver com chefes mandões, pedir um aumento: saiba como se sair bem no seu ambiente profissional

Arte iG
"Veja os meus projetos": o carreirista espertinho

Como sobreviver aos comportamentos desagradáveis dos colegas? Se aquela colega reclamona começa a se queixar do chefe, fique atento. “O perseguido é um perfil difícil até porque não se sente assim só no profissional. Se um carro espirrar água de poça nela, também vai achar que é pessoal. Mas fugir das responsabilidades, ser a vitima, às vezes é insegurança”, aponta a psicóloga Juliana Saldanha. Veja como lidar com este e outros perfis insuportáveis do escritório.

Como lidar com um chefe difícil? Segundo Beto Ribeiro, autor do livro “Eu Odeio Meu Chefe!” (Universo dos Livros), do ponto de vista do subordinado, chefe bom não existe. A partir disso, ele lança mão do humor não só para descrever alguns tipos clássicos de superior, mas também para ensinar a conviver com eles. 

Como pedir aumento de salário? Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento especializado Robert Half descobriu que 70% dos pedidos de aumento são atendidos. Mas é preciso chegar no chefe com uma argumentação bem estruturada. Saiba como pedir seu aumento.

Como se sair bem em uma entrevista de emprego? Apesar da pressão da situação, algumas regrinhas simples ajudam o candidato a se destacar. Reclamar, por exemplo, é proibido. É melhor evitar gírias e, acima de tudo, ser sempre sincero.

Como saber se está na hora de procurar outro emprego? Observe suas reações a algumas situações típicas. Em cinco anos, você se enxerga na mesma empresa? Como é o feedback do seu chefe? Você é cogitado a assumir novas responsabilidades? Faça o teste e descubra.

Como elaborar um bom currículo? Comece evitando palavras e expressões que denotam falta de maturidade ou indecisão: "vou estar cursando" ou "almejo" são algumas delas. Descubra as outras na galeria abaixo:


Leia também

10 dicas para voltar ao trabalho sem culpa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.