Para pesquisadores, resultados provam algo intuitivo: o cumprimento tem grande impacto no sucesso das relações. Veja como deve ser o aperto de mãos ideal

NYT

Aperto de mão correto: início das relações sociais bem-sucedidas
Getty Images
Aperto de mão correto: início das relações sociais bem-sucedidas

Um novo estudo fornece evidência científica de que um bom aperto de mãos ajuda a causar uma boa impressão. Antigamente, o aperto de mãos era uma forma de mostrar a um estranho que você não tinha armas. E um aperto de mão firme e amigável continua essencial no mundo dos negócios e para quem procura emprego.

Pesquisadores da Universidade de Illinois usaram ressonâncias magnéticas funcionais para monitorar a atividade cerebral em 18 voluntários, homens e mulheres, que assistiram e avaliaram vídeos de pessoas interagindo em um ambiente empresarial. Os exames mostraram uma resposta cerebral positiva de "avaliação social" quando os voluntários viam as pessoas apertarem as mãos.

O estudo foi publicado online em 19 de outubro e sairá na edição impressa de dezembro do “Journal of Cognitive Neuroscience”.

Os resultados têm uma mensagem óbvia para as pessoas que querem causar uma boa primeira impressão, disse a coordenadora do estudo Sanda Dolcos, pesquisadora associada no Departamento de Psicologia da Universidade de Illinois.

"Gostaria de alertá-los para o poder de um aperto de mãos", ela declarou em um comunicado de imprensa da universidade. "Descobrimos que o ato não só aumenta o efeito positivo em direção a uma interação favorável, mas também diminui o impacto de uma impressão negativa. Muitas de nossas interações sociais podem dar errado por um motivo ou outro, e um simples aperto de mão anterior a eles pode atenuar o impacto negativo de possíveis mal-entendidos."

Mas nem todo aperto de mão é capaz de promover sentimentos positivos. Ele deve ser firme e confiante, mas amigável, observou o coordenador Florin Dolcos, pesquisador da Universidade Beckman Institute.

"Ao fechar um negócio, é isso que as pessoas esperam", disse ele em comunicado à imprensa. "Há não muito tempo, você poderia obter um empréstimo com base em um aperto de mão. Então, ele transmite algo muito importante, muito básico. Sabíamos disso intuitivamente, mas agora temos também o respaldo científico."

Leia mais
- Como conseguir o que você quer no telemarketing
- Como puxar assunto sem falar do tempo
- Como pedir (e conseguir) aumento de salário

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.