Instituição recria conto da “Bela Adormecida” e faz voluntários assinarem contrato se comprometendo a casar com dama que abrir os olhos

O visitante que adentra uma das salas do Museu Nacional de Arte da Ucrânia, em Kiev, se depara com uma inusitada recriação do conto de fadas da “Bela Adormecida”.

Durante duas horas por dia, cinco mulheres deitadas em camas brancas aguardam que voluntários as beijem para que elas possam “acordar”. E, na era moderna, o príncipe que acordar uma das princesas está fadado a casar-se com ela -- não só pela tradição dos desfechos dos contos de fada, mas por contrato. Antes de se aventurar a beijar uma das mulheres, o homem voluntário assina um termo se comprometendo a casar com a "Bela" que abrir os olhos depois do beijo.

Se a
Divulgação
Se a "Bela Adormecida" acordar, o homem que der o beijo terá que casar com ela


A recriação do conto integra a exposição "Sleeping Beauty" (Bela Adormecida), do artista Taras Polataiko, em cartaz até o dia 9 de setembro. "A tensão da performance está na sedução e no medo do momento decisivo", diz o informativo da exibição. "O visitante deve pensar duas vezes antes de beijar a 'Bela'. A 'Bela' terá de decidir se a hora (de abrir os olhos) chegou ou não".

Polataiko disse que sua intenção era criar um vínculo de amor verdadeiro entre as Belas e os visitantes da exposição. Mas admite que não sabe como isso poderia acontecer. "É uma coisa séria, é casamento", declarou o artista ao diário britânico Telegraph.

Veja também: Casamentos de princesas

As cinco “belas adormecidas” também assinaram contratos de comprometimento com seus possíveis príncipes, onde se pode ler a inscrição: "Se eu abrir os olhos ao ser beijada, concordo em me casar com o autor do beijo".

Para se candidatar a acordar uma das moças, o pretendente tem que ter mais de 18 anos, ser solteiro e ter “o desejo sincero de casar”. Ele só pode fazer uma tentativa tirá-las do sono, tendo assim direito a um único beijo.


Mais de Comportamento
Para que tanta fofura?
Use a internet para realizar seu sonho

CADASTRE-SE PARA RECEBER A NEWSLETTER DO DELAS , CURTA A PÁGINA DO DELAS NO FACEBOOK   SIGA O @DELAS NO TWITTER e consulte o horóscopo diário do Delas, por Monica Horta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.