Pesquisador Piet Kommers diz que atratividade na rede social aumenta ainda mais se perfil for de uma mulher

Ter amigos atraentes torna o dono de um perfil mais popular no Facebook, especialmente se o proprietário for uma mulher, revelou um novo estudo que aplica as leis de Charles Darwin ao domínio das redes sociais na internet. De acordo com o pesquisador holandês Piet Kommers, da Universidade de Twente, na Holanda, a descoberta reforça a tese de que sinais de aptidão reprodutiva influenciam nossas decisões sobre amizade.

De acordo com  o estudo, ter amigos bonitos é mais importante para a popularidade das mulheres do que dos homens
Thinkstock Photos
De acordo com o estudo, ter amigos bonitos é mais importante para a popularidade das mulheres do que dos homens
"As pessoas se sentem naturalmente atraídas por outras com aparência saudável, bem-disposta e produtiva no sentido sexual. Esta é uma lei evolutiva amplamente aceita", afirmou Kommers à AFP.  "O caráter biológico da atração entre os humanos ainda é dominante. É difícil eliminá-lo", acrescentou.

A equipe da Universidade de Twente criou quatro perfis falsos no Facebook usando fotos de uma mulher e de um homem considerados "neutros" no quesito atratividade em avaliações prévias.

Confira também: Guia da paquera

Duas páginas foram criadas para cada um. Uma com fotos de dois amigos atraentes - um homem e uma mulher - e a outra com imagens de contatos sem atrativos. Os perfis eram idênticos em todos os demais itens do perfil, que listava local de residência, data de nascimento, interesses e filmes favoritos, músicas e programas de TV.

     Os cientistas, em seguida, mostraram os perfis a uma lista aleatória de 74 estudantes com idades entre 21 e 31 anos e pediram que eles avaliassem a "atratividade social" do dono do perfil. Os participantes tiveram que responder a perguntas como "Acho que ele/ela poderia ser um amigo" ou "Ele/ela seria uma companhia agradável". As pessoas que responderam mostraram-se 20% mais propensas a escolher o perfil que incluía os amigos "atraentes".

"A aparência dos amigos no Facebook de fato influencia a percepção sobre o dono do perfil. Mais especificamente, a atratividade dos nossos amigos nas redes sociais tem uma influência diretamente positiva em nossa própria 'atratividade social'", aponta Kommers.

Os autores da pesquisa observaram ainda que o contrário também é verdade, ou seja, ter imagens de amigos não atraentes vinculados ao perfil pode afetar o interesse das pessoas pelo dono do perfil.

O estudo foi publicado no International Journal of Web Based Communities .

Continue lendo:
Etiqueta nas redes sociais
Quando uma simples espiada vira obsessão
Louco por internet

>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @Delas no Twitter <<<

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.