The Nu Project exibe fotografadas que não têm vergonha de suas estrias, celulites e gordurinhas extras

Esqueça as fotos artificiais de mulherões de corpos perfeitos – e irreais, diga-se de passagem - à custa do Photoshop. O famoso programa de computador que retira todas as imperfeições das fotografadas não tem vez no The Nu Project , site americano que se orgulha de fazer “nus honestos de mulheres normais”. A intenção é mostrar a beleza delas no dia-a-dia, sem retoques ou truques.

Os fotógrafos do site, que existe desde 2005, chegam ao Brasil no próximo mês de novembro para fazer ensaios de voluntárias no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Matt Blum, um dos criadores do projeto, conversou rapidamente com o iG para falar sobre os seus planos em terras brasileiras.

O The Nu Project se orgulha de exibir mulheres da vida real
Reprodução/The Nu Project
O The Nu Project se orgulha de exibir mulheres da vida real
“Nós fizemos alguns contatos no Brasil e já temos uma lista de potenciais participantes”, revela Matt sobre a sessão de ensaios do site por aqui. “Geralmente, das 100 mulheres que dizem sim para gente, apenas 20 topam realmente fazer os ensaios quando chega a hora”, constata o fotógrafo, que não paga nada para as fotografadas. Também não há recrutamento. O único jeito de participar é se escrevendo no site do projeto.

Os ensaios do The Nu Project são bem espartanos em relação aos recursos técnicos de beleza. Além de luz minimamente necessária, as retratadas usam pouquíssima maquiagem na hora de fotografar. A intenção é retratá-las como são no seu dia, mostrando como são belas, com suas possíveis estrias, celulites e gordurinhas extras.

“Nós nem pedimos que as mulheres mandem fotos antes de se inscrever no projeto. Elas só precisam ter mais de 21 anos, disporem de um lugar para fotografar e estarem disponíveis para a foto”, explica Matt, que mora na cidade americana de Minneapolis.

 Mais de 100 mulheres já toparam fazer ensaios para o projeto desde quando ele começou nos Estados Unidos, em 2005. Elas foram fotografadas em cidades americanas e da América Latina. Nas fotos, o clima é de intimidade. As musas do projeto posam em suas casas, à vontade em suas camas e sofás. A intenção clara é mostrar que a beleza do corpo feminino, ficando o mais distante possível das poses e estereótipos das revistas masculinas de nu.

A intenção do projeto é mostrar a beleza da mulher sem retoques e truques
Reproduação/The Nu Project
A intenção do projeto é mostrar a beleza da mulher sem retoques e truques

Matt e sua equipe devem ficar no Brasil por volta de duas semanas. Segundo o fotógrafo, mais uma cidade brasileira pode ser inserida na visita. A escolhida deve ser provavelmente a capital federal, Brasília. As brasileiras que quiserem participar do projeto podem entrar em contato pelo e-mail: info@thenuproject.com.

Continue lendo:
Fotógrafa que nasceu cega registra em blog uma imagem por dia
Pessoas comuns buscam fotógrafos para terem perfil lindo na web
A participação das mulheres ajuda a criar um mundo melhor?


>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @Delas no Twitter <<<


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.