Monica Horta traça as tendências do ano para os nascidos entre 22/12 e 20/01

Júpiter pode trazer um amor que ajude aliviar a sensação de carregar o mundo nas costas
Getty Images
Júpiter pode trazer um amor que ajude aliviar a sensação de carregar o mundo nas costas
Amor e relacionamentos
Desde o final de 2008, quando Plutão entrou nesse signo, os capricornianos estão sentindo o peso de uma aguda crise pessoal e profissional. Durante 2011 a crise continua, mas deve ser muito aliviada entre maio e junho, quando Vênus e Júpiter, na sequência, entrarem no signo de Touro, na casa dos romances sem compromisso. Apesar da falta compromisso não ser muito do agrado dos filhos de Saturno, Júpiter pode trazer um amor suave que ajude aliviar a sensação de que estão carregando o mundo nas costas. A entrada de Urano no signo de Áries afrouxa um pouco os laços com a família e pode permitir a entrada de um relacionamento muito diferente do tradicional. Um amor que abra as portas de uma sexualidade mais livre, mais de acordo com a identidade que às vezes fica escondida debaixo das normas e convenções sociais.

Carreira e dinheiro
A tensão entre Plutão, Urano e Saturno que marcou 2010 ainda estará forte em 2011 e continuará atingindo intensamente a vida profissional dos capricornianos. O desejo de poder que é alimentado por Plutão e a sensação de que não está tendo o seu valor reconhecido pelo mundo, presente de Saturno em Libra, mantém uma intensa instabilidade que pode se manifestar a qualquer momento. A melhor novidade deste ano fica por conta de Netuno, que, ao entrar no signo de Peixes, sai da casa da autoestima e do dinheiro ganho com o próprio esforço. Isso vai permitir uma visão muito mais realista dos recursos com os quais contam para reconstruir e tentar estabilizar a vida financeira e profissional. Netuno entra na casa da comunicação, mas, como está no próprio signo, vai oferecer um tom mais delicado à maneira meio confusa dos capricornianos se expressarem. A regência de Mercúrio sobre o ano também pode ajudá-los a, pelo menos, organizar melhor o cotidiano.

Saúde
Com o Saturno no signo de Libra, os capricornianos vão continuar a sentir um excesso de rigidez que trava as articulações e de uma fragilidade na área dos rins. Mais do que em outras épocas, eles vão precisar de exercícios de flexibilidade e alongamento e prestar mais atenção na quantidade de água que tomam todos os dias. A entrada de Júpiter em Touro pode trazer um desejo de aproveitar as boas coisas da vida e a abandonar uma disciplina que, normalmente, eles praticam sem nenhum esforço. A entrada de Netuno em Peixes pode trazer alergias, principalmente respiratórias. Mas a força de Mercúrio como regente do ano e da casa da saúde pode ajudar a diversificar a alimentação e encontrar um estilo de vida mais saudável.

Veja previsões para todos os signos

Confira a previsão diária para o signo de Capricórnio

    Leia tudo sobre: amor
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.