Existe mais uma arma para combater as oscilac?es daqueles dias dificeis: a alimentac?o. Aprenda o que comer para minimizar os sintomas da tens?o pre-menstrual

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TPM. Três letrinhas que causam incômodos em muitas mulheres e pânico nos homens.  Desde os primórdios a tensão pré-menstrual causa desconforto e muda a rotina das mulheres.

A médica endocrinologista Alessandra Rascovski, especialista em TPM, aconselha o uso da alimentação para ajudar naqueles dias. Ela classifica os sintomas em quatro padrões básicos.

Se os seus sintomas são ansiedade, irritabilidade e oscilações de humor , priorize alimentos que favoreçam a liberação de serotonina, um neurotransmissor que controla a sensação de prazer e bem estar. Use e abuse de nozes, castanhas, vegetais e cereais integrais .

No caso de inchaço, seios doloridos e ganho de peso , a alimentação deve ser rica em alimentos diuréticos e funcionais , que ajudam a controlar o intestino. Invista em berinjela, agrião, alface, beterraba, chuchu e água de coco .

Para as desesperadas por açúcar, que sentem fadiga e dor de cabeça , a solução é comer a cada três horas, para saciar aquela vontade incontrolável por doces. Prefira peixes, pães e massas integrais, frutas secas e bananas . Pode até comer chocolate ! Mas só uma porção de 50 gramas e, de preferência, do amargo, que é rico em antioxidantes e não estimula a compulsão.

Se você é daquelas que fica deprimida, com insônia e perde a memória , aposte em alimentos que ajudam a combater a depressão como iogurte, cereais integrais, nozes, castanhas e peixes .


A nutricionista Izaara Alvarenga alerta para a redução no consumo de sal para evitar inchaços e dores nas pernas. Evite também a cafeína , que por ser estimulante, agrava os sintomas da TPM.

Apenas 7% das mulheres não sofrem com os sintomas da tensão pré-menstrual. Se você não é uma dessas felizardas, use a alimentação a seu favor e seja mais feliz!

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