Quem estiver em um momento em que a euforia faz sentido vai se sentir muito bem, mas quem estiver deprimido pode achar que a energia expansiva é tola e escandalosa

Em outubro mercúrio entra em movimento retrógrado a partir do dia 4. Evite assinar contratos ou tomar decisões definitivas
Arte iG
Em outubro mercúrio entra em movimento retrógrado a partir do dia 4. Evite assinar contratos ou tomar decisões definitivas

Aí está um mês de outubro para ninguém botar defeito... começa emoldurando a eleição presidencial com o grande triângulo dos signos de fogo, que reacende a fé em ideais que andavam meio apagados nos últimos tempos.

Mas é preciso não esquecer de que o céu não tem partido e não escolhe lado. O céu não faz julgamentos. O que essa extraordinária ativação da energia dos signos de fogo faz é espalhar no mundo um entusiasmo quase exagerado que pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal .

Quem estiver vivendo um momento da vida em que essa euforia faz sentido e encontra espaço vai se sentir muito bem, e já deve estar andando por aí tentando dividir com todo mundo a fé no futuro de Urano em Áries, a audácia sem medida de Marte em Sagitário e as verdades incontestáveis de Júpiter em Leão.

Em compensação, quem estiver deprimido ou com medo do futuro pode se sentir mal no meio desse barulho todo e achar que essa energia expansiva e criadora é tola e escandalosa.

>>> Leia também: previsões diárias para cada signo

Mas a moldura não pode se sobrepor ao quadro, onde os racionais e frios Sol e Vênus em Libra começam o mês cutucando com vara curta a enorme tensão que, desde 2008, está sendo gerada pela quadratura entre Plutão e Urano . Ela provoca a crise que está arrancando máscaras e deixando expostas as contradições que vestiram a nossa civilização com uma sofisticação e uma capacidade tecnológica impressionantes, mas que servem de biombo para um poder de destruição que faria qualquer bárbaro medieval babar de inveja.

Outubro é um mês quase todo regido por Libra, que tanto exalta o poder da diplomacia e das escolhas civilizadas como estimula uma indiferença perversa em relação ao sofrimento dos seres humanos que estão sendo sacrificados pelos nossos conflitos.

O confronto entre o desejo de guerra e a esperança de paz vai ser encenado no céu no dia 8 de outubro , quando a sombra da Terra vai esconder totalmente a Lua Cheia. Simbolicamente, este é um momento de vitória da racionalidade clara do Sol e de Vênus em Libra sobre os impulsos emocionais da Lua, que está sendo ajudada por Urano em Áries.

Leia ainda:  Vestidos de noiva e os signos  |  A planta certa para cada signo

A energia de um eclipse é sempre muito forte e vale a pena observar a parte do mapa astral de cada um que recebe a influência desse eixo. É um sinal certo de mudanças nesta área, mas com boas possibilidades de elas serem positivas, já que a Lua Cheia está sendo apoiada pelo triângulo dos signos de fogo.

Não vai ser fácil avaliar com um mínimo de profundidade o momento em que estamos ou conversar sobre isso. Entre os dias 4 e 25 de outubro Mercúrio, o senhor do pensamento lógico e o maestro que rege todas as formas de comunicação, vai estar aparentemente andando para trás no céu.

Nada de muito trágico, mas uma multiplicação de pequenos erros e mal-entendidos que podem ter consequências. Se o equívoco acontece no trânsito, pode resultar em algumas horas a mais no engarrafamento, mas se acontecer na hora de assinar um contrato ou fazer uma cirurgia, as consequências podem ser muito mais graves.

Durante este tempo é sempre bom adiar, sempre que possível, as decisões irreversíveis.

Mas um eclipse nunca vem sozinho. Todos fazem parte de uma série perfeitamente previsível. Assim, se no dia 8 de outubro a sombra da Terra esconde a Lua, no dia 23 a Lua vai esconder o Sol.

Esse eclipse, desta vez parcial, vai fazer parte da mudança que vem junto com o tempo de Escorpião. Ele vai acontecer no primeiro grau desse signo, exatamente onde o Sol, a Lua e Vênus acabaram de chegar. Dessa vez quem vem em socorro dos luminares é Netuno, o senhor dos sonhos e da inspiração que está gloriosamente instalado no seu trono, no signo de Peixes.

A partir desse dia, a energia dos signos de água vai ser mais forte do que a dos signos de fogo, de terra ou de ar. Isto significa que, seja lá o que acontecer neste mês, a última semana vai ser envolvida por uma onda de inspiração, paixão e poesia.

Que os poetas, seresteiros e namorados se preparem...

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.