Com Mercúrio, aparentemente, andando para trás, estaremos todos mais distraídos do que o normal

Tempo de Aquário: tensão generalizada, meio sem explicação lógica, tende a crescer até abril
Arte/iG
Tempo de Aquário: tensão generalizada, meio sem explicação lógica, tende a crescer até abril

A primeira estranheza deste mês de fevereiro é que não vai ter carnaval. Tudo bem, já aconteceu outras vezes, mas, neste ano, essa ausência parece fazer parte de um clima tenso, em que a natureza não oferece conforto. Calor demais no hemisfério sul, frio demais no hemisfério norte.

Essa tensão generalizada, meio sem explicação lógica, tende a crescer até o mês de abril, quando Júpiter, Marte, Plutão e Urano vão desenhar um quadrado perfeito no céu e trazer para o primeiro plano a tensão entre Urano e Plutão que está virando o mundo de ponta cabeça desde 2011.

Tempo de Mercúrio retrógrado é tempo de exercitar a virtude da paciência

Esse enfrentamento entre o poder constituído, que é representado por Plutão, e a rebelião dos que acreditam que “um novo mundo é possível”, representados por Urano, ainda se manifestará várias vezes até o começo de 2016. É importante lembrar que esse aspecto atinge todo o planeta e não se dirige a nenhuma situação específica.

Durante quase todo mês (do dia 06 ao dia 28 ), Mercúrio, o deus mensageiro que rege a comunicação e os pequenos deslocamentos, estará aparentemente andando para trás no céu.

Leia também:
As mães de cada signo
Signos influenciam a personalidade da criança?

Nada de muito trágico, mas muito de pequenos aborrecimentos, mal-entendidos, perda de documentos, dispersão. No fundo, o que acontece é que vamos estar todos mais distraídos do que o normal, por isso é bom adiar procedimentos que exijam precisão, como as cirurgias eletivas. Tempo de Mercúrio retrógrado é tempo de exercitar a virtude da paciência e de se lembrar de Santo Agostinho que dizia que “a recompensa da paciência é a paciência.”

No dia 11 , o Sol em Aquário faz uma quadratura com Saturno em Escorpião e vai deixar mais claro que o que está em jogo é uma disputa entre valores do passado (Saturno) e os sonhos para o futuro ( Urano).

>>  Faça sua sinastria

Entre os dias 15 e 16 o sol se encontra com Mercúrio e os dois se harmonizam com Marte distribuindo uma dose extra - e necessária - de vitalidade e de animação. Um tempo ótimo para dar os retoques nos projetos que vamos iniciar depois do carnaval.

No dia 18 começa o tempo de Peixes que, desde 2011, está muito fortalecido pela presença do seu regente Netuno. Uma energia que parece suave, mas que é capaz de realizar milagres e despertar nosso lado mais sensível e generoso.

No final do ano astrológico, o encontro entre o Sol e Netuno pode suavizar muito a tensão entre Júpiter e Urano que faz parte do grande quadrado que se formará no céu. A vida vai testar a confiança que temos nas nossas crenças e nos nossos princípios. Urano pode nos dar razões para não acreditar mais neles, mas o Sol e Netuno mostram que a vida fica sem sentido quando se perde a fé. Não necessariamente numa questão religiosa. O maior dom de Netuno é a capacidade de perceber a beleza das coisas. É de lá que vem a lembrança de Gonzaguinha cantando “que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita. É bonita, é bonita e é bonita.”

Leia ainda:
Conheça o perfil de cada signo do zodíaco
Acompanhe seu horóscopo diário no Delas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.