iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Prazer & Sexo

A sexóloga Fátima Protti responde dúvidas das leitoras

Fátima Protti é psicóloga, terapeuta sexual e de casal; pós-graduada pela USP e autora dos livros “Vaginismo, quem cala nem sempre consente" e "Sexo, Amor e Prazer"

Dúvidas sobre virgindade

A mulher pode perder a virgindade com masturbação ou sexo oral? A sexóloga Fátima Protti responde essa e outras perguntas

19/12/2011 11:42

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Estou pensando em perder a virgindade com meu namorado, mas tenho muita vergonha e medo das dores que todas as mulheres dizem sentir. Como devo me preparar?
É importante ter certeza de que ele é o escolhido para sua primeira relação sexual. Você precisa se sentir segura e à vontade, pois a tensão por causa do medo da dor faz contrair os músculos que estão ao redor da entrada da vagina dificultando a relação sexual. A excitação pode favorecer a lubrificação tornando esse momento mais fácil. Para que isso aconteça é necessário que seu parceiro seja carinhoso e não tenha pressa fazendo pequenos movimentos lentamente durante a penetração.

Use gel lubrificante à base de água sobre a camisinha, pois ajuda o pênis a escorregar. Relaxe e foque toda sua atenção nas carícias recebidas e nas suas sensações corporais.

A mulher pode perder a virgindade com masturbação ou sexo oral?
Não é possível. A mulher deixa de ser virgem com o rompimento do hímen - película localizada na entrada da vagina - pela introdução do pênis, dedo ou de qualquer objeto. Tanto na masturbação quanto no sexo oral as carícias são feitas no clitóris - órgão localizado na parte superior da vulva - ou em toda região genital, sem contato com o hímen.

A introdução do dedo dói? Consigo perceber quando ele está entrando?
Algumas mulheres relatam um certo incômodo. Para outras, a sensação da introdução do dedo está associada ao prazer da situação. Quanto maior a lubrificação vaginal menor a possibilidade de sentir dor. Muitas vezes não haverá dor alguma.

Quando a mulher perde a virgindade a vagina fica aberta ou maior? Nota-se alguma diferença em sua aparência?
Não, isso é um mito. A vagina tem uma musculatura que acomoda o pênis e volta ao normal logo após o término da penetração.

Gostaria de saber se mulheres virgens sentem prazer quando são tocadas ou acariciadas?
Com certeza! As sensações de prazer, excitação e orgasmo acontecem quando a mulher é tocada ou acariciada nas zonas erógenas distribuídas por todo o seu corpo. A virgindade não interfere nessas sensações.

Eu e minha namorada somos virgens, não temos doenças e iniciamos as relações sexuais sem penetração vaginal. Da última vez fizemos sexo oral sem camisinha e houve penetração anal durante dez segundos. Queria saber se fazendo isso semanalmente corremos o risco de pegar alguma doença. É bom para ela tomar alguma pílula?
Tanto na penetração vaginal quanto na anal o risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids existe se a camisinha não for usada, especialmente caso um de vocês resolva ter relações sexuais com outros parceiros sem preservativo. A camisinha previne doenças e auxilia na penetração por ser lubrificada. Não é aconselhável usar a mesma camisinha para o coito vaginal após o anal para não transmitir bactéria fecal de um lugar para outro.

A pílula anticoncepcional é importante na prevenção de uma possível gravidez caso a camisinha rompa.

Visite o site da Fátima Protti
 

Sobre o articulista

Fátima Protti - delas_amoresexo@ig.com.br - Fátima Protti é psicóloga, terapeuta sexual e de casal; pós-graduada pela USP e autora do livro “Vaginismo, quem cala nem sempre consente" - Site: www.fatimaprotti.com.br

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo