iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Piso escorregadio tem solução

Produtos específicos podem tornar o piso antiderrapante e evitar quedas

24/11/2010 15:54

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Foto: Divulgação

Um reagente químico cria uma camada de microventosas que minimizam os escorregões

A correta especificação do revestimento do piso é fundamental para caminhar com segurança, sem escorregar. Cada ambiente deve ser analisado de acordo com seu uso, mesmo em uma residência, onde o tráfego de pessoas é menor se comparado ao de um supermercado ou banco. Outro fator a ser considerado é o acúmulo de areia, óleo ou água na superfície, uma vez que eles eliminam o efeito antiderrapante próprio do piso.

O deslizamento é ausência do atrito entre piso e sapato - ou pé descalço -, na hora do caminhar. E para garantir a segurança o coeficiente mínimo de atrito recomendado pelos fabricantes de pisos cerâmicos é de 0,4 em áreas internas. Para áreas externas deve-se ter pisos com maior índice de atrito.

Mesmo guardando essas recomendações, em determinados locais, como o box do chuveiro, ou em pisos pré-existentes e inadequados ao uso pode-se recorrer a um complemento no antiderrapante. Existem no mercado produtos que podem ser aplicados sobre pisos cerâmicos, porcelanatos, mármores, granitos polidos e cimentícios, entre outros, que trazem esse benefício.

Trata-se de um reagente químico, que segundo os fabricantes, ao entrar em contato com o piso cria uma camada de microventosas, imperceptíveis visualmente, que minimizam os escorregões. Existem diferenças de recomendação entre os fabricantes desses antiderrapantes.

Foto: Divulgação

Beleze e segurança no piso antiderrapante da C&A, no Shopping Iguatemi

Um dos produtos vem em um frasco com borrifador e pode ser aplicado por um leigo em áreas pequenas - de até 4 m² -, desde que se siga as instruções de uso da embalagem. Para áreas maiores é recomendado contratar um profissional. Em outro caso, o produto só é comercializado com a devida mão de obra.

No caso da aplicação em mármore e piso impermeabilizados, há divergência entre os fabricantes. Enquanto um desaconselha, o concorrente diz não haver problema nessas práticas, garantindo que a impermeabilização até aumenta a durabilidade do antideslizante.

Entretanto, há consenso quanto à secagem rápida e a não alteração da aparência do piso existente, exceto no caso de pisos altamente polidos, que perdem um pouco do brilho.

A durabilidade da aplicação é variável de acordo com o uso e a manutenção. Pode ser de 5 a 10 anos. Para o bom desempenho do produto, o piso deve ser lavado frequentemente com detergente neutro ou específico.

A limpeza é fundamental para a eficiência do antiderrapante. Tanto que, dependendo da marca, é recomendado que seja feita diariamente, ou que seja usada esponja específica.

O custo médio é de R$ 26,00/m².

Serviço:
Heritage

Antislip

Piso Seguro
 

 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo