iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Organize a pia

Escolher a cuba certa pode facilitar o dia a dia na cozinha

29/03/2012 06:32

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

O sonho de muitas donas de casa, e também de muitas gente que foge das tarefas no lar, é ter uma bancada de cozinha bem grande, que acomode com tranquilidade a área de trabalho e as cubas.

Leia também: Qual o melhor acabamento para a pia?

Foto: Getty Images Ampliar

Quando não for possível ter uma cuba dupla, pensar em profundidade é o ideal

A configuração: bancada, fogão, bancada, duas cubas e novamente um espaço de bancada é uma fórmula que serve muito bem a uma cozinha básica. A primeira bancada serve para não deixar o fogão encostado na parede, o que dificulta a movimentação do cabo das panelas e de quem cozinha. Assim, pode ser bem pequena e ter um gaveteiro ou porta-temperos abaixo.

A bancada central será o espaço ideal para preparar alimentos. Uma boa medida é a partir de 1 metro de comprimento. A terceira bancada apoiará a louça que seca. Outra alternativa é ter um secador de louça suspenso, acima das cubas, fazendo parte do armário superior. É possível encontrar em lojas especializadas acessórios prontos de inox para essa finalidade.

Uma recomendação: se for possível, separe uma cuba para lavagem de pratos e outra para lavagem de ingredientes que serão usados no cozimento. Assim, não se mistura a louça suja com o preparo dos alimentos.

Quando não é possível ter duas cubas, nem ao menos uma dupla, é conveniente ter uma cuba grande, e não apenas na largura e no comprimento, mas principalmente na profundidade. Alguns fabricantes renomados têm opções de maior profundidade em suas linhas convencionais, chegando a 30 cm.

Existem acessórios bastante úteis que podem cumprir a função de uma cuba dupla, quando usados em conjunto. Como, por exemplo, uma bandeja perfurada, que acoplada na boca da cuba permite a lavagem de alimentos em sua parte superior, mantendo separada a louça na parte de baixo. Ou ainda a tábua de corte, que serve como tampa para a cuba, aumentando o espaço livre sobre a bancada e ainda escondendo a louça por lavar no caso da chegada de uma visita inesperada.

Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.
 

 

 

 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    [an error occurred while processing this directive]

    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo