Aproveite a festa popular para acrescentar cores e sabores naturais nas suas preparações e conquiste as crianças de vez - e, de quebra, os adultos também

Pirata feito com banana e tecido é opção de comida divertida para o carnaval
Pinterest / ninalaumann
Pirata feito com banana e tecido é opção de comida divertida para o carnaval

O carnaval está chegando e, povo feliz que somos, já estamos pensando na festança que vem junto. Tanto quanto somos festeiros, somos também comilões.

Já reparou que toda festa, passeio ou programa que fazemos, em geral, inclui alguma coisa para comer? Pode ser só um lanchinho ou uma refeição completa, mas a comida está presente em praticamente todas as nossas saídas de casa - e dentro dela também!

No carnaval não é diferente. E se for para entrar no ritmo supercolorido da festa, a vontade de usar e abusar de alimentos cheios de cores e alegres é enorme, mas nem sempre essa é a opção mais saudável. Bolachas confeitadas, bolos com quilos de coberturas chamativas, balas, pirulitos, sorvetes de cores estranhas e tantas outras opções. Tudo muito colorido, mas péssimo para a saúde. Isso sem contar a eventual preguiça de cozinhar em pleno feriado, que pode nos levar a escolhas ainda piores.

A parte da preguiça de cozinhar não dá para resolver de imediato, a não ser que você tenha se prevenido e congelado algumas gostosuras caseiras para usar no feriado. Mas o colorido das comidinhas da festa definitivamente não precisa ficar por conta dos corantes artificiais, que não são legais para a saúde de ninguém, mas podem ser especialmente perigosos em crianças com sensibilidade especial a eles.

>> Opções de comidas divertidas para deixar o carnaval mais saboroso:


C orantes alimentícios e outros aditivos na comida são responsáveis por uma parcela considerável das alergias alimentares, portanto não se pode facilitar. Além disso, eles são suspeitos também de causar hiperatividade  em crianças.

Diante desse cenário, que tal aproveitar o lindo colorido das frutas, que refrescam e são muito saudáveis? No carnaval a gente canta, dança, pula, se diverte muito e gasta muita energia. As frutas são a sobremesa e o lanche ideal para essa época do ano, já que alimentam, hidratam e refrescam. Tudo ao mesmo tempo.

E já que é carnaval, vamos fantasiar as frutas e tornar a hora do lanche muito mais divertida.

A banana pode ganhar uma bandana e uma cara de pirata pintada na casca. A melancia e o melão podem ser cortados em formatos divertidos. A manga pode virar um creme com coco delicioso  e ser servido num copo pintado ou decorado. A salada de frutas pode trocar o copinho pelo espeto e ficar muito mais divertida. Os morangos podem ganhar um chantilly verde . A casca da laranja ou do maracujá podem virar potinhos onde você vai servir a salada de frutas ou qualquer outra sugestão de sobremesa  fresquinha e do bem. Carambola que vira estrela quando fatiada é um clássico que serve para decorar pratos doces e salgados. A uva pode virar pirulito, é só espetar o palito (e até rima).

A água pode ganhar um colorido e um perfume especiais. É só juntar ervas ou frutas e deixar o gosto “pegar”. O aspecto fica lindo e costuma fazer sucesso com crianças de zero a cem anos. Veja aqui como é fácil preparar água perfumada . Use a imaginação e deixe o colorido do carnaval invadir a sua cozinha!

A culinarista Pat Feldman tira dúvidas sobre alimentação infantil
Digulgação
A culinarista Pat Feldman tira dúvidas sobre alimentação infantil

* Pat Feldman é culinarista e criadora do Projeto Crianças na Cozinha , que traz receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas "A Dor de Cabeça Morre Pela Boca", escrito em parceria com seu marido, o médico Alexandre Feldman. Na coluna “Cozinha com Crianças”, ela fala quinzenalmente sobre gastronomia infantil.

Envie dúvidas e sugestões para  criancasnacozinha@gmail.com

Leia também:
O que servir de lanche para as crianças

Como temperar a comida das crianças



>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.