Culinarista dá dicas para acostumar seus filhos ao líquido colorido e ensina combinações deliciosas de frutas e verduras

Quem acompanha minha coluna há algum tempo sabe que, na minha opinião, a melhor bebida para crianças de qualquer idade é a água , especialmente na lancheira escolar .

Mas, muitas vezes, dá vontade de tomar um suco colorido e saboroso. Para esses momentos, a melhor opção é o suco de frutas frescas, sem adoçar e bem diluído - mais cara de refresco do que de suco. Suco concentrado, mesmo orgânico, natural e sem açúcar, não é legal para consumirmos diariamente. Já falei sobre isso em linguagem bem simples no meu site Crianças na Cozinha , e no site Medicina do Estilo de Vida  tem uma explicação técnica e detalhada sobre esse assunto. 

É preciso cuidado na escolha das verduras do suco verde
Thinkstock/Getty Images
É preciso cuidado na escolha das verduras do suco verde

Além do suco de frutas mais diluído, existe uma alternativa bastante interessante. É o que hoje está na moda chamarmos de “suco verde”. A bebida leva frutas, sim, mas muito menos do que num suco feito só de frutas. Além disso, na lista de ingredientes tem também muitas verduras, que nem sempre nos agradam nos pratos do dia a dia e que, muitas vezes, esquecemos mesmo comê-las.

O exemplo

De início, as crianças podem até torcer o nariz para o verde ali no copo - interessante como observo que elas não se sentem atraídas por comidas verdes em geral -, mas será o seu exemplo e o hábito de todos os dias que fará com que queiram experimentar e consumir o suco com frequência. Pode acreditar: nossos filhos seguem muito mais o nosso exemplo do que aquilo que nós falamos para eles fazerem!

Leia ainda:
As cinco bebidas mais indicadas para crianças
O que seu filho está bebendo?

Mas são necessários alguns cuidados no preparo do suco verde. Nem todas as verduras são adequadas para o consumo quando cruas. Em um texto ( clique aqui para ler a matéria ) no meu site explico com detalhes sobre as verduras que podemos ou não usar no preparo do suco verde. Nesse mesmo texto, dou dicas de ingredientes surpreendentes para tornar a bebida ainda mais saudável.

E agora a melhor parte: quero contar para vocês quais são as combinações de frutas e verduras que já testei e ficaram simplesmente deliciosas (as quantidades de cada ingrediente e de água estão detalhadas aqui ):

Opção 1: alface + banana + limão

Opção 2: morango + radiccio + pepino

Opção 3: mamão + rúcula + limão

Opção 4: escarola + salsinha + abacaxi + pepino

Opção 5: abacaxi + rúcula

Opção 6: abacaxi + salsinha + pepino

A culinarista Pat Feldman tira dúvidas sobre alimentação infantil
Digulgação
A culinarista Pat Feldman tira dúvidas sobre alimentação infantil

* Pat Feldman é culinarista e criadora do Projeto Crianças na Cozinha, que traz receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas "A Dor de Cabeça Morre Pela Boca", escrito em parceria com seu marido, o médico Alexandre Feldman. Na coluna “Cozinha com Crianças”, ela fala quinzenalmente sobre gastronomia infantil.

Envie dúvidas e sugestões para criancasnacozinha@gmail.com

Veja ainda:

Como temperar a comida das crianças

Você sabe o que - e como - seu filho come na escola?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.