Culinarista indica receitas fáceis e nutritivas para fazer para e com as crianças

As férias de julho estão aí, e nesse ano, junto com ela temos Copa do Mundo. A combinação dos dois eventos, mais frio, viagens e uma eventual preguiça são um convite a comer besteiras, que por mais gostosas que possam ser, não podem virar um hábito, ainda que seja por apenas um mês.

Para não ceder à tentação de deixar as crianças se empanturrarem com bobagens industrializadas e lotadas de açúcar e correrem o risco de, no mínimo, ganhar uma bela dor de barriga, você pode se programar e preparar algumas coisas com antecedência. E como as crianças estão de férias, elas podem participar e ajudar no preparo de mutuas coisas – essa atividade já pode proporcionar um dia inteiro de muita diversão e aprendizado!!

Leia também: O que as crianças podem aprender cozinhando

Já pensou que divertido brincar de lanchonete com as crianças? Porque diversos itens de lanchonete, queridinhos de quase todo mundo, podem ficar tremendamente mais saudáveis e saborosos quando preparados em casa, com ingredientes selecionados e todo cuidado.

Olha o que eu preparo de vez em quando com a criançada:
- hambúrguer de picanha 
- ketchup caseiro 
- mostarda caseira 

Dá pra preparar até o pão de hambúrguer . Eu tenho uma receita ótima no meu site Crianças na Cozinha, mas tenho que contar um segredo: sou péssima padeira!

Pão de queijo com tapioca
Pat Feldman
Pão de queijo com tapioca

Até aquele pepino em conserva , que aparece no sanduíche de muitas lanchonetes, dá pra fazer em casa com as crianças, e é superfácil! 

Tenho algumas outras sugestões que você pode preparar com antecedência e assar no dia que bater a fome (ou gula!).

- Bolinhos de carne
- Pão de queijo 
- Pão de queijo com tapioca  
- Bolinhos de peixe 
- Bolo de chocolate sem farinha 

E quando a vontade de cozinhar passar, tem um monte de coisas que as crianças podem fazer em vez de ver televisão e jogar vídeo game

Boas férias!

A culinarista Pat Feldman tira dúvidas sobre alimentação infantil
Digulgação
A culinarista Pat Feldman tira dúvidas sobre alimentação infantil

* Pat Feldman é culinarista e criadora do Projeto Crianças na Cozinha , que traz receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas "A Dor de Cabeça Morre Pela Boca", escrito em parceria com seu marido, o médico Alexandre Feldman. Na coluna “Cozinha com Crianças”, ela fala quinzenalmente sobre gastronomia infantil.

Envie dúvidas e sugestões para criancasnacozinha@gmail.com .

Leia ainda:
- Refeições em família reforçam união entre pais e filhos
- O que oferecer para matar a sede das crianças

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.