iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Conselhos da Médica

Denise Coimbra é obstetra e ginecologista

Quem pode usar DIU? A implantação pode ser feita no posto de saúde?

A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

15/09/2009 08:16

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Olá! Gostaria de saber se, quando você não sabe se esta grávida e bebe vinho e cerveja nos primeiros dias, você corre o risco de nem saber se estava grávida? O bebê pode não sobreviver, por causa do álcool ingerido nos primeiros dias?
Obrigada,
Ana Paula

Ana Paula, no início da gestação não há troca materno-fetal, portanto não há nenhum problema do uso de medicamento ou de álcool em moderação, sem alteração no teste de gravidez. Assim que confirmada a gravidez, a gestante deve parar com cigarro e bebidas alcoólicas.

***

Olá, doutora! Meu nome é Thais, tenho 22 anos. Sou casada há três e tenho uma nenê de 2 anos. Comecei a fazer uso de anticoncepcional, após 5 meses do nascimento de minha filha, mas até hoje não me dei muito bem com ele. Comecei tomando injeções, 1º foi o Depo Provera, que tomei por pouco mais de um ano. Mas, com 3 meses antes de parar, comecei a ter sangramentos de 15, 20 dias. Depois passei para o Misagyna, que tomei por 6 meses, mas que também me deu o mesmo problema. E neste mês comecei a tomar o Tamisa 21, mas não sou controlada com comprimidos, e tenho medo de engravidar novamente.

Queria fazer o uso do DIU. Gostaria de saber se, com convênio médico, é mais rápido de conseguir colocar do que por posto de saúde? Depois de quanto tempo tem que trocar o DIU?
Agradeço pela atenção.

O DIU é uma ótima opção para quem tem um prazo bastante longo da próxima gestação. Tem duração de 5 anos, reversível a qualquer momento. A pessoa mais indicada para colocação é seu obstetra, que deve atender pelo seu plano de saúde. O SUS atende gratuitamente para colocação de DIU, após consulta no planejamento familiar.

Sobre o articulista

Denise Coimbra - delas_mae@ig.com.br - A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo