iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Conselhos da Médica

Denise Coimbra é obstetra e ginecologista

Posso tomar a pílula do dia seguinte, mesmo tomando anticoncepcional?

A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

10/02/2009 08:00

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Olá! Tudo bem? Em uma de minhas pesquisas vi seu nome em um site e resolvi te enviar um email. Bom, acontece que tive relação no ultimo dia 28 de janeiro, no qual tomei minha última pílula anticoncepcional (Elani ciclo). Já tomo a mesma há alguns meses.

Só que em uma destas relações acabei fazendo sem o preservativo, pois minha menstruação deveria descer na terça (três de fevereiro), conforme de costume. Mas tem um porém: eu fiquei encucada a tal ponto de tomar a pílula do dia seguinte, isso umas 30 horas após o ato. Mesmo assim testou encucada. Estou aflita, nervosa, ansiosa, com medo, com tudo! Pois cada um diz uma coisa e até agora nada de menstruarão. Então se puder me esclarecer alguma coisa.

Desde já agradecida! Aguardo ansiosamente sua resposta
Eliani


Eliani,
a pílula é segura para todos os dias, inclusive no intervalo entre as cartelas. Portanto, não havia necessidade de tomar a pílula do dia seguinte. Isso atrapalhou o ciclo. Se for necessário para sua tranquilidade, faça o exame de sangue βhcg. Não há risco de gravidez na tomada correta da pílula. Não tenha receio em fazer todas as perguntas ao seu médico sobre o método contraceptivo indicado para você.

***

Oi doutora! Gostaria de compartilhar esse momento de aflição com a senhora. Namoro há um ano e sete meses com uma pessoa maravilhosa para mim. Ontem à noite tivemos relação e ele ejaculou dentro da minha vagina. Eu estou na pausa do anticoncepcional (Siblima), no 2º dia de intervalo. Será que corro o risco de engravidar? Será que devo tomar a pílula do dia seguinte? tenho essa duvida, doutora, se der por favor me ajude.

Fique tranquila: a pílula é segura para todos os dias de tomada e até nono intervalo entra as cartelas. Não tome nada, pois não há risco. Lembre-se de usar preservativo nas relações, assim você pode aproveitar seus momentos com o namorado e se manter segura.

Envie sua dúvida para a Dra Denise Coimbra pelo e-mail delas_mae@ig.com.br

Sobre o articulista

Denise Coimbra - delas_mae@ig.com.br - A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo