iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Conselhos da Médica

Denise Coimbra é obstetra e ginecologista

Posso começar a tomar progesterona antes de engravidar?

Tire suas dúvidas com a obstetra Denise Coimbra

01/08/2008 08:45

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Boa tarde, gostaria de uma informação. Tive duas gestações que não deram certo, o embrião só desenvolvia até a sétima semana e então acabava fazendo curetagem. Depois de vários exames, descobrimos que meu problema é falta de hormônios  (progesterona). Agora faço um acompanhamento com um médico aqui da minha região. Pretendo tentar novamente no final deste ano, mas meu médico disse que só posso iniciar o tratamento quando pegar o resultado de positivo. Gostaria de saber se posso iniciar o tratamento antes, ao parar de tomar anticoncepcional, pois tenho medo que seja muito pouco tempo para o medicamento fazer efeito, já que minhas gestações seguem só até a sétima semana. Gostaria de uma segunda opinião.
Desde já agradeço pela atenção,
Obrigada, Aldinéia

Aldinéia, a manutenção da gravidez é feita naturalmente com progesterona.  Se você tem déficit desse hormônio pode usar o sintético, à base de óvulos vaginais. Antes, entretanto, é preciso confirmar a gravidez, pois se usar durante o ciclo menstrual poderá inibir a ovulação e a progesterona servirá como anticoncepcional. Siga a orientação do seu médico, uma gravidez é sempre diferente da outra.

Envie sua dúvida para a Dra Denise Coimbra pelo e-mail
delas_mae@ig.com.br

Sobre o articulista

Denise Coimbra - delas_mae@ig.com.br - A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo