iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Conselhos da Médica

Denise Coimbra é obstetra e ginecologista

O que pode causar o uso de anticoncepcionais durante uma gravidez?

A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

09/04/2009 08:15

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Doutora, eu estou muito preocupada! Transei com meu namorado e não estou tomando anticoncepcional, mas ele retirou o pênis antes de ejacular, mesmo assim estou preocupada. Queria saber se posso tomar a pílula do dia seguinte? Mas, tem um porém: fico em dúvida, pois quando tomar esse medicamento, depois de alguns dias desce a menstruação, assim que descer no primeiro dia posso começar a tomar o anticoncepcional ou não?
Obrigada

A pílula do dia seguinte não provoca ou antecipa  a menstruação, mas pode provocar algum sangramento, em alguns casos, e deve ser tomada em até 72 horas após a relação suspeita. Em período de risco de gravidez, no meio do ciclo, e o sangramento proveniente for de excesso de hormônio, não é menstruação, então você deve esperar uma nova menstruação para inicio da pílula. Converse com seu médico sobre métodos anticoncepcionais e use sempre preservativo para evitar DST.

***

Olá, doutora! Gostaria de saber o que pode causar o uso de anticoncepcionais durante uma gravidez, caso a gestante não tenha conhecimento da mesma?

A pílula é uma  combinação de estrogênio e progesterona. Durante a gravidez, o estrogênio prepara o endométrio para a implantação do embrião; já a progesterona  mantém a gestação, e não teria efeito deletério se  tomada por algum tempo. Mas, em se tratando de hormônio feminino, poderia influenciar na feminização de fetos masculinos, se usado continuamente até o final da gravidez, o que não ocorreria pelo desenvolvimento da gestação.

Envie sua dúvida para a Dra Denise Coimbra pelo e-mail delas_mae@ig.com.br

Sobre o articulista

Denise Coimbra - delas_mae@ig.com.br - A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo