iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Conselhos da Médica

Denise Coimbra é obstetra e ginecologista

O anel contraceptivo tem efeitos colaterais?

A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

26/05/2009 14:34

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Boa tarde, Dra! Meu nome é Agatha e estou grávida de 26 semanas, tenho alergia, urticária, o remédio que eu tenho que tomar é o HIXIZINE...Estou com a alergia atacada e tenho medo porque quando vem forte me dá parada respiratória. Por favor me responda se posso tomar o remédio ou não.
Grata,
Agatha Cristine

Agatha Cristine,
Existem medicamentos que absolutamente não são contra indicados, mas devem ser usados com cautela e nesta fase gestacional, sem grande influência sobre a formação fetal. Por isso, tome o medicamento só em casos realmente extremos e sob supervisão de seu obstetra. Qualquer medicamento emergencial pode ser usado se os benefícios superarem os riscos, porque o próprio quadro de falta de ar não faz bem ao feto, mas existem medicações que podem ser usadas durante a gestação.

****

Olá, como vai Dra. Denise?
Gostaria de saber a respeito do contraceptivo de anel. Há algum efeito colateral? Mudança de humor, risco de trombose e etc, igual aos comprimidos? Pois por recomendação médica parei de tomar a pílula há 2 meses. (Tenho o ovário policístico e tomava a pílula há mais de 12 anos, mas sempre mudando de remédio de acordo com os médicos). A Dra. recomenda? Estou insegura só com a camisinha, mas não posso voltar a tomar pílula, pois estou com uma esofagite em tratamento.
Abraços.

Quando existem contra indicações para uso de anticoncepcional oral, há outras vias para administração de método anticoncepcional seguro. O anel vaginal é uma dessas opções, que é a combinação de estrógeno e progesterona ¿ colocado via vaginal como pílula anticoncepcional. Além disso, existem adesivos colocados semanalmente, DIU com ou sem hormônio e implante contraceptivo à base somente de progesterona, sem risco de trombose e controle sob quadro de ovários policísticos.

 

Envie sua dúvida para a Dra Denise Coimbra pelo e-mail delas_mae@ig.com.br

Sobre o articulista

Denise Coimbra - delas_mae@ig.com.br - A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo