iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Conselhos da Médica

Denise Coimbra é obstetra e ginecologista

Minha menstruação está bem atrasada e não estou grávida. O que pode ser?

A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

21/07/2009 12:53

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Boa tarde, doutora!
Meu nome é Flávia, e desde o dia 31 de maio a minha menstruação não veio. Desde então, comecei a ficar por demais preocupada, que tamanho atraso nunca ocorreu. Só aconteceu quando engravidei de minha filha, hoje com 2 aninhos. Bem, estava tomando direto o meu remédio anticoncepcional, pois como tive endometriose precisava tomar direto. Só que no dia 31 de maio era para eu ter tomado e continuar, sem interrupção, mas por incrível que pareça, não consegui encontrar o mesmo e não tomei. Resolvi então, por minha conta, não tomar outro sem receita médica e marquei consulta com o meu ginecologista. Mas na minha cabeça quando paramos de tomar o mesmo, é para a menstruação descer, no máximo em 7 dias, correto? Só que até o momento, dia 12 de julho, nada, nadinha mesmo. Só no início do mês de junho veio uma pequenina, muito insignificante manchinha, e sumiu. Nada e nada até o momento. Já fiz o beta e deu negativo. Também fiz 3 testes de farmácia e deram negativo. É possível, mesmo assim, estar grávida? Ou é um problema hormonal que, aliás, nunca tive? Estou super confusa.
Aguardo uma resposta, doutora, me ajude!
Beijos e obrigada,
Flávia

Flávia, o uso contínuo de pílula pode acarretar períodos de amenorreia (falta de menstruação), quando da interrupção da mesma por até seis meses. Como o βhcg deu negativo, não se preocupe, pois não está grávida. O que você tem que fazer é evitar a gravidez até inicio de novo método, pois a ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Então, sem anticoncepção, você poderá engravidar antes do retorno do ciclo normal. Se não pretende engravidar mais, o ideal é usar implante ou DIU de progesterona, para controlar a endometriose e não simplesmente parar de menstruar com pílula continua. Com o resultado negativo, o ginecologista dará hormônio para forçar a menstruação.
 

Sobre o articulista

Denise Coimbra - delas_mae@ig.com.br - A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo