iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Conselhos da Médica

Denise Coimbra é obstetra e ginecologista

Menstruei duas vezes em um mês. Quais são as possíveis causas?

A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

07/05/2009 08:15

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Para mim é importante saber o dia em que engravidei. Tenho meus motivos, doutora. Me ajude nisso, logo, por favor? Fiz um ultrassom no dia 08 de abril, o qual dizia que eu estava de 08 semanas. Se for assim, e, se a primeira semana for a que o parceiro ejaculou, eu engravidei no dia 11, estou certa? Com erros de 7 dias, pra mais ou pra menos?
Obrigada, me ajude, estou apavorada.

Como existe uma diferença da idade gestacional para a ultrassonográfica, pois você engravida 14 dias depois da menstruação. Tendo menstruado no dia 26 de fevereiro, você engravidou entre os dias 10 e 12 de março. Espero tê-la ajudado.

***

Olá, doutora Denise. Meu nome é Juliana, tenho 24 anos e na minha última menstruação veio duas vezes, meu ciclo estava regular entre 12/17, no mês. Acontece que, no dia 20 de abril, começou a descer um líquido marrom e, três dias depois, a menstruação desceu. Nos dias 18 e 19  tive relações. O que pode estar acontecendo comigo? Estou preocupada e próximo à minha residência não há clínica especializada. Aguardo ansiosamente uma possível explicação para o fato.

Att.
Juliana Tavares

Juliana, um sangramento irregular, como fato isolado, não é sinal de patologia, pois muitas vezes por estresse, a menstruação pode vir duas vezes no mesmo mês. O retorno da menstruação não tem a ver com a relação sexual, mas secreção marrom pode ser sinal de corrimento passado durante a relação. Você deve procurar seu ginecologista para exame.

Envie sua dúvida para a Dra Denise Coimbra pelo e-mail delas_mae@ig.com.br

Sobre o articulista

Denise Coimbra - delas_mae@ig.com.br - A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo