iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Conselhos da Médica

Denise Coimbra é obstetra e ginecologista

Menstruação com aparência de borra de café é normal?

A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

12/07/2009 08:46

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Olá doutora, estava pesquisando sobre menstruação com aparência de borra de café e encontrei um artigo seu. Resolvi perguntar.
Venho tomando minipílula há quase quatro meses, amamento com pouca frequência, pois voltei da licença-maternidade há quase dois meses. Cansei de menstruar de sete em sete dias e por isso parei de tomar o anticoncepcional. Estou usando preservativo, mas por estarmos meio brigados, eu e meu marido não temos tantas relações como antes. Ando muito nervosa e estressada, cansada e parece que estou com depressão, choro a toda hora por qualquer coisa, não sei o que tenho.
Faz uns quinze dias que parei de tomar o comprimido, e dia seis de junho parou a menstruação normal. Quando foi dia 20 de junho, começou a vir uma sujeira tipo borra de café e já faz quatro dias que esta vindo. O que pode ser isso?
Obrigada
Patrícia

Patrícia, se você ainda estiver amamentando deve arrumar um método anticoncepcional à base de progesterona, que seja seguro, e tenha uma dosagem adequada, por exemplo, implantes de progesterona. Durante o desmame, ou seja, duas a três mamadas em 24 horas, sem hormônio, o ciclo pode apresentar-se irregular e você correr o risco de engravidar. Não amamentando, pode voltar a tomar pílula combinada (estrógeno e progesterona) e assim regular o ciclo.
 

Sobre o articulista

Denise Coimbra - delas_mae@ig.com.br - A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo