iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Conselhos da Médica

Denise Coimbra é obstetra e ginecologista

Como calcular o provável dia em que engravidei? Me ajude!

A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

16/05/2009 08:30

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Bom dia, doutora Denise. É um caso de vida ou morte, por favor, me ajude nessa contagem. Estou grávida de 5 meses, segundo o ultrassom.

Doutora, o meu caso é seguinte: eu tinha cisto nos dois ovários, tomava um contraceptivo, o Tamisa 20, desde 2007, para tratá-los. O meu médico disse que era difícil eu engravidar, pois um dos cistos, o maior, só sumiria com cirurgia. Mas, acabei engravidando e numa hora inoportuna da minha vida. Antes era meu sonho ser mãe e dar um filho ao meu esposo, mas hoje estou me sentindo a pior pessoa deste planeta e com muito medo também. Estou escrevendo este email para a senhora, porque não tenho coragem de falar isso com meu médico.

Aconteceu o seguinte: briguei com meu marido e fiquei separada dele por duas semanas. Acabei transando com um antigo namorado meu, nos dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2008. Eu me lembro que minha menstruação veio no dia 03 de dezembro e num desses dias em que transei, minha menstruação estava no finzinho, descendo tipo uma borra de café. Mas acabou sangrando um pouco, era sangue mesmo, e depois parou. Meu ciclo é de 28 dias, e a menstruação fica descendo de 3 a 4 dias. Gostaria de saber o dia provável da concepção, pois acabei voltando com meu marido, na mesma semana, e não me lembro os dias que transamos depois desse dia 08. Estou em pânico, o que era pra ser uma felicidade está sendo um pesadelo pra mim, essa dúvida toda. Por favor, em nome de Jesus.

Em ciclos de 28 dias, o provável dia da ovulação será 14 dias depois do primeiro dia da menstruação. Então, no seu caso, com a menstruação no dia 03 de dezembro, você estaria ovulando no dia 17 de dezembro. E, como o espermatozoide sobrevive apenas 72 horas, uma relação de risco aconteceria próximo aos dias 14, 15 e 16 de dezembro. No retorno do casamento, provavelmente deve ter havido relações antes  do dia 17 de dezembro, mas é pouco provável que seja do antigo namorado, pois o método  que  você usou foi o de tabela, que seria seguro anticoncepção na pré  e pós menstruação imediata. Fique tranquila e curta sua gravidez. Converse abertamente com seu médico. Não existe juízo de valor, só a preocupação com sua saúde e uma gestação feliz e normal.

Envie sua dúvida para a Dra Denise Coimbra pelo e-mail delas_mae@ig.com.br

Sobre o articulista

Denise Coimbra - delas_mae@ig.com.br - A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo