iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Christian Ullmann

Sustentável é pensar no futuro

Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

Não desperdice água no banheiro

Truque simples ajuda a transformar a válvula da descarga em um sistema mais ecológico

17/05/2011 15:57

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Getty Images

Válvulas defeituosas chegam a gastar até 30 litros de água por acionamento. Por isso, mantenha-as sempre reguladas

 

Semana passada, conversando com a arquiteta Mirna Zambrana sobre minha experiência na reforma do banheiro de casa aprendi uma forma muito simples de transformar a válvula da descarga em peça “ecológica”, sem precisar trocá-la.

Já falei anteriormente da existência de válvulas de descarga de acionamento duplo, de 3 ou 6 litros, que ajudam a reduzir de 50% a até 75% o consumo de água em relação às convencionais.

O problema é que, às vezes, os custos iniciais destes sistemas não são nada “eco-nômicos”. E aqui entra a dica dada pela Mirna: se, ao acionamos a descarga comum, não apertamos a válvula até o final, o sistema não é ativado por completo e conseguimos liberar menos água do que o esperado.

Por outro lado, enquanto mantivermos o dedo na descarga, ela continuará a jorrar, desperdiçando mais água do que o necessário. O truque só não funciona em sistemas eletrônicos, nos quais o simples ato de acionar o botão libera a informação para o acionamento padrão do sistema.

Não deixe de ler:
Um copo d'água, por favor

Faça o teste e confira a diferença. Lembrando que uma válvula defeituosa pode chegar a gastar até 30 litros de água. Então, mantenha-a sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados. Jogar lixo no vaso sanitário também pode entupir o encanamento e acarretar em desperdício e dor de cabeça desnecessária.

Mais uma vez estamos falando de mudanças no comportamento e nas atitudes do dia a dia que podem colaborar com a preservação dos recursos naturais.

Serviço:

Docol
Tel: (11) 3061-0797
Roca
Tel: (11) 3061-5266
Incepa e Celite
Tel: (11) 3061-5266

 

Sobre o articulista

Christian Ullmann - jbianchi@ig.com - Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo