iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Christian Ullmann

Sustentável é pensar no futuro

Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

Madeira, só certificada

Exigir o uso de madeira certificada é o primeiro passo para garantirmos a sobrevivência da Amazônia

05/04/2011 15:58

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

O Brasil tem a última floresta mais diversificada do mundo. Na Amazônia existe mais de 3 mil espécies diferentes, o que permite ao País ter madeira para todo tipo de necessidade e uso.

O problema é que ainda hoje se extrai de forma ilegal quase 80% da madeira que usamos. A maior parte é vendida nas próprias cidades brasileiras, especialmente em São Paulo.

Foto: Getty Images

Cortar madeiras e manter as florestas em pé não é impossível


Mais sustentabilidade: Madeira sustentável em prol do design

Cortar madeiras e manter as florestas em pé não é impossível. A solução é utilizarmos apenas madeira certificada, cuja extração é feita de forma legal e sustentável. E nossa conscientização como especificadores ou consumidores é fundamental para mudar este cenário na maior floresta tropical do mundo.

A responsável pelo sistema de certificação é a FSC Brasil, braço nacional da organização não-governamental, independente e sem fins lucrativos Forest Stewardship Council, aqui representada pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal. Sua missão é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras de acordo com princípios e critérios que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.

A madeira certificada com o selo FSC garante que a madeira é proveniente de florestas bem geridas, sendo este o único sistema internacional de certificação a oferecer um mecanismo transparente de monitoramento desde a floresta até ao consumidor final.

Obter o selo é ainda um bom negócio para quem quer exportar madeira ou móveis de madeira, já que vários países estão proibindo a importação de madeiras e produtos de madeira não-certificadas. Caso da Holanda. Além disso, as empresas revendedoras de madeira preferem este tipo de mercadoria para não correrem o risco de eventuais processos por exportação ilegal.

Por isso, se você precisa comprar madeira, móveis ou artefatos de madeira vale a pena acessar antes o banco de dados de produtos certificados, disponibilizado pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal - FSC Brasil e pesquisar fornecedores, fabricantes e lojas que fabricam e comercializam estes produtos.

Em suas próximas compras, informe-se sobre a origem da madeira utilizada, procure e prefira produtos certificados. Assim, estaremos contribuindo para manter as florestas em pé e nossos filhos e netos terão a possibilidade de conhecer a floresta amazônica.

Teste: Você é um consumidor sustentável
 

Sobre o articulista

Christian Ullmann - jbianchi@ig.com - Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo