Uma hora de corrida ou caminhada é muito tempo para quem estuda, trabalha, tem filho na escola, cachorro no quintal e ainda faz as compras no supermercado. Se a ideia é manter a forma sem gastar muito tempo, o preparador físico Vinícius Possebon, colunista do Delas e criador do programa Q48, tem uma ótima dica: um treino de tiro. 

Leia também: Treino intenso de 10 minutos promete queimar calorias por 2 dias

Treino de tiro ajuda a queimar gordura abdominal e a entrar em forma
Pixabay/Creative Commons
Treino de tiro ajuda a queimar gordura abdominal e a entrar em forma


A diferença é que, em vez de fazer um treino de tiro  mais tradicional, com uma corrida, o especialista conta que é possível fazer esses tiros sem sair do lugar. Para obter os melhores resultados, é preciso alternar a intensidade dos exercícios. “O segredo para emagrecer é fazer um tiro de alta intensidade e intercalar com um descanso ativo, ou seja, alguma exercício de baixa intensidade”, explica.

Possebon conta que o nosso corpo queima gordura como o ferro de passar gasta energia elétrica. “Se você liga o ferro de passar todos os dias para passar uma ou duas camisas, sua conta de energia vai ficar muito alta”, fala o especialista. Dessa forma, o eletrodoméstico "suga" mais energia.

Muita gente prefere juntar uma pilha de roupas, ligar o ferro e passar tudo de uma vez. Com isso, o aparelho puxa energia, esquenta e se mantém naquela temperatura. 

Aí entra a analogia com a queima de gordura corporal. No treino clássico de esteira, mais longo, o corpo funciona como o ferro ligado por mais tempo para passar toda a pilha de roupas. Treinos curtos exigem mais energia, como ligar e desligar o ferro. “É como se você estivesse ligando seu ferro de passar várias vezes, só que em vez de ter que pagar caro na conta de energia, você queima mais gordura”, resume Possebon. 

Leia também: Treino para as coxas deixa pernas torneadas em menos de 9 minutos

Detalhes do treino

Seguindo essa ideia, o treino de tiro que Possebon sugere tem basicamente três movimentos: burpee, corrida parada e salto batendo a mão na coxa. A corrida parada é uma forma de descansar e funciona como o descanso ativo. “O burpee, que é o melhor exercício para emagrecer, e o salto, são os exercícios que podem ser considerados os tiros, porque são intensos”, explica.

Veja os detalhes dos movimentos: 

Burpee

Deite-se de bruços, encostando o peito no chão, suba com os braços e leve as pernas, que estão esticadas. Leve-as para frente, flexionando os joelhos. Ao ficar em pé, dê um pulo e já emende com o retorno do corpo para a posição deitada, fazendo o movimento contrário. 


Corrida parada

Simule, de forma leve, uma corrida sem sair do lugar. 


Salto batendo a mão na coxa

Com as pernas levemente afastadas, dê um salto, elevando os joelhos o máximo possível e batendo com as mãos nas coxas.


Para um treino de tiro, basta fazer 20 segundos de burpee, 10 segundos de corrida parada, e mais 20 segundos do exercício de salto. “Você pode repetir essa sequência quatro vezes”, completa o preparador físico. Para saber mais, acompanhe as dicas de Vinícius Possebon na coluna Exercícios em Casa aqui no Delas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!