A busca pela beleza nos dias de hoje está beirando a loucura e o desespero das mulheres, não é verdade? Mas quanto disso será saudável para os ambientes em que vivemos? Dentro do ambiente de trabalho, estamos sempre muito expostas a opinião de pessoas que podem nos ajudar a crescer ou atrapalhar nossos planos de carreira. Mas como podemos usar nossa  imagem pessoal a nosso favor?

Saiba usar sua beleza no trabalho
Arquivo
Saiba usar sua beleza no trabalho


Leia também: Esmaltação normal é coisa passado; esmalte em gel é o futuro!

Existem infinitos tipos de trabalho, de chefes, de empresas e a primeira coisa que precisamos identificar é: qual é o perfil da empresa em que eu trabalho? Essa pergunta já vai te responder muita coisa sobre como você deve se comportar alí dentro com sua imagem e beleza .

Hoje eu trabalho com salões de beleza, então isso me proporciona uma liberdade maior para abusar de roupas, acessórios e maquiagem que isso será bem visto. Claro que devo cuidar para não exagerar, pois como empresária, excessos podem atrapalhar em qualquer ambiente. Mas dentro de uma empresa financeira por exemplo, mulheres que abusam desses artifícios acabam sendo valorizadas por outras qualidades mais externas do que internas. Se chama muita atenção para fora, isso pode impedir os outros de verem o que você tem por dentro.       

Ajuda de um profissional

O visagismo é a melhor forma de você saber o que a sua imagem fala sobre você. Muitas vezes não sabemos o que comunicamos com a nossa imagem, e precisamos de um “tradutor e interprete” especializado nisso, no caso o visagista.

A maquiagem deve ser leve no trabalho
shutterstock
A maquiagem deve ser leve no trabalho


É um grande desafio para a maioria das pessoas conseguir combinar imagem pessoal e imagem profissional. Em geral, uma das versões acaba sendo prejudicada, e é nessa hora que precisamos avaliar em qual momento da vida estamos e em que setor queremos investir mais energia e beleza. Se você está solteira, à procura do grande amor, e este é o seu maior objetivo nesse momento, então o visagista irá modelar seu visual de acordo com essa finalidade, mas tomando cuidado para não atrapalhar sua imagem profissional. E o oposto também funciona. Precisamos estabelecer prioridades e fazer escolhas até com nossa imagem.

Dicas para não errar

Todos nós sabemos que a beleza abre portas, mas será que em algum ponto ela vai te dar uma rasteira? Dependendo de como você usá-la dentro no trabalho, sim! Em determinado ponto da carreira e cargo profissional, é necessário ser mais neutro para que qualidades internas tenham chance de aparecer, e o que está fora, pode ofuscar o brilho que está lá dentro lutando para sair.

Leia também: Visagismo não é corte de cabelo!! Mas afinal, o que é isso?

Então aqui vão algumas dicas práticas para cuidar da imagem dentro do trabalho:

1.     Cuidado com excesso de maquiagem. Olho muito preto, batom muito forte, contorno muito marcado.

2.     Cabelos muito longos. Quem gosta de cabelão, o ideal é prendê-lo para trabalhar.

3.     Atenção com o tipo e a quantidade de perfume

4.     Roupas justas, curtas e decotadas também não ajudam muito.

5.     Até o tamanho do salto transmite mais ou menos credibilidade. Cuidado com saltos muito altos. Eles expressam muita sensualidade.

6.     Muuuito cuidado com calça branca!! Justa e transparente JAMAIS!

7.     Acessórios devem ser usados com cuidado também. Em especial os que são muito grandes.

undefined
Reprodução/Pinterest/I Must Have/Anne

Podemos ser modernas no trabalho sim!


Eu sei que para algumas pessoas isso pode parecer exagero, mas devemos ter cuidado com essa comunicação. Lembrando que cada empresa se comporta de uma forma, e que dentro da empresa nós somos a empresa, devemos deixar nosso lado pessoal um pouco de lado e cuidar para que ele nos ajude e não atrapalhe, não é mesmo?

Essas dicas são para ajudar a trazer uma visão visagista sobre como são interpretadas algumas escolhas que fazemos. O equilíbrio é sempre uma ótima opção. Não queremos que ninguém vire um ser sem graça, sem cor e sem personalidade, mas trazer consciência de como são vistos certos comportamentos.

Espero que tenham gostado do assunto e que essa matéria tenha ajudado vocês a fazer escolhas na hora de sair pro trabalho! A beleza pode ser sua melhor aliada se usada da forma correta! Para mais dicas de beleza, acompanhe a coluna Mania de Beleza  aqui no Delas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!