No mês de fevereiro foram realizados em São Paulo duas feiras (Abcasa Fair e  40ª Abup Home & Gift ) que reuniram as princiais empresas do segmento de utilidades domésticas e decoração. Foram apresentados os lançamentos e apostas das principais marcas do País para conquistar o consumidor final, cada vez mais atento e ávido por novidades.

Leia também: O que bombou nas feiras de decoração - parte 1

Vamos conferir algumas das tendências de decoração apresentadas nas feiras:

1. Feito à mão 

produtos feitos à mão
Reprodução/@projetosertoes

Os produtos feitos à mão, produzidos de forma artesanal com toda a sua naturalidade e imperfeição, estão em alta

Os produtos feitos à mão, produzidos de forma artesanal com toda a sua naturalidade e imperfeição, estão em alta. A busca por itens que reflitam simplicidade e autenticidade é crescente e pode ser atribuído à adoção de um estilo baseado na filosofia japonesa, que valoriza as imperfeições e a aceitação do tempo.

O estilo wabi-sabi baseado na filosofia japonesa do século XV se contrapõe ao luxo, abundância e exagero. Em termos de decoração , por exemplo, significa ambientes reais, com peças que carregam histórias e todas as suas imperfeições.

Objetos em madeira , palha, tricô podem ser incluídos neste estilo que valoriza o rústico, o aspecto natural. As peças produzidas por artesãos também se encaixam neste conceito e representam também a valorização das nossas raízes culturais.

2. Flores secas 

A filosofia wabi-sabi também esta vinculada a utilização com maior frequência das flores secas na decoração de ambientes e festas. Reaproveitar espécies de flores secas , além de representar uma atitude sustentável tem seu charme.

Você viu?

flores secas
Arquivo pessoal
As flores secas têm sido vistas com maior frequência na decoração de ambientes


Utilizadas de forma despretensiosa em recipientes de vidro, elas garantem um ar rustico chic. Lembram do pout-porri de flores secas? Além de decorar um cantinho da casa, perfumam o ambiente.

3. Formas orgânicas 

Já repararam que temos visto com mais frequencia móveis e objetos com formatos mais orgânicas? O resgate de formas naturais é umas das premissas deste estilo de decoração que tem ganhando cada vez mais adeptos em mostras de decoração e projetos de arquitetura no Brasil e no mundo.

Além disso, mobiliário com formas arrendondadas e mais anatômicas tem sido a preferência de uma geração que preza pelo conforto e praticidade.

Mobiliário orgânico
Arquivo pessoal
Mobiliário orgânico e multifuncional tem ganhado destaque em projetos de arquitetura

Conforma matéria publicada pela Lider Interiores em seu blog, "o design orgânico – conceito baseado em formas que apresentam visual e dinâmica de um organismo vivo – é tendência forte no décor atual . Uma de suas consequências é, além de móveis com formas naturais, trazer a natureza para dentro de casa."

E vocês, o que acham dessas tendências de decoração ?


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!