Claudia Matarazzo é sinônimo de elegância. Jornalista, escritora, apresentadora de rádio e televisão e autora de mais de dezoito livros, ela trata sobre assuntos relacionados a etiqueta e comportamento com competência e personalidade.

Leia também: Beluquices entrevista Trisha Guimarães, do "A Casa como ela é"

Referência no segmento em que atua, Claudia Matarazzo ministra palestras, cursos e treinamentos por todo o país
Divulgação
Referência no segmento em que atua, Claudia Matarazzo ministra palestras, cursos e treinamentos por todo o país

Referência no segmento em que atua, ela ministra palestras, cursos e treinamentos por todo o país.  Convidada a responder algumas perguntas sobre o receber bem , vamos conferir suas respostas:

1. O que é mesa posta para você? 

Mesa posta é para mim, acredito que na verdade, o seu significado ele vem de “a mesa estar colocada para uma refeição”, mesa posta, que inclui todo o aparelhamento de talheres, copos.Se for uma toalha, uma toalha, um apoio, um sousplast, enfim, todos os acessórios que são necessários para você fazer uma refeição.

É muito diferente de table decor, que é um conceito que vem para vender esses acessórios. Table decor é uma decoração de uma mesa com acessórios de mesa para que esses acessórios sejam vendidos, na verdade é um termo que começou a ser usar como marketing mesmo, para venda, era uma vitrine , uma vitrine de mesa e acessórios de mesa, então, é muito diferente essa decoração de mesa, da mesa posta.

A mesa posta tem que ser funcional, tem que usar sim acessórios bonitos, decorativos, mas principalmente acessórios que serão usados, não é só uma decoração de mesa. A decoração na mesa posta ela é para valorizar a comida, para deixar bonito o ambiente, mas nada mais que isso. Ela não é uma vedete que, eventualmente, pode acabar até complicando a refeição, manusear talheres e conversar com o vizinho, esse tipo de coisa.

Leia também: Regras de etiqueta e como receber bem: Beluquices entrevista Camila Costa

2. Em um mundo cada vez mais conectado, qual sua dica sobre o uso de aparelhos celulares em ambientes de trabalho? 

O uso dos celulares no ambiente do trabalho é uma realidade que tomou conta do nosso ambiente de trabalho e, não só dele, como também da nossa vida. Visto que a gente tem que usar o celular, a gente usa para muita coisa, para teclar, para se comunicar, para checar assuntos, enfim, a gente precisa usá-lo da maneira mais discreta possível no ambiente de trabalho. Ou seja, a gente não pode invadir o ambiente do outro com sinais sonoros muito fortes.

Você viu?

Se eu estou recebendo uma mensagem, eu deixo isso no mudo, de preferência deixar sempre no mudo, no silencioso, no modo “vibrar”, de forma que não incomode, não invada a outra pessoa que está precisando se concentrar, eventualmente, que está trabalhando, que está em uma reunião.

Hoje os ambientes de trabalho não têm divisórias, são ambientes abertos, então, tudo que é ruído, acaba interferindo muito mais facilmente. O ruído é só um dos aspectos, a gente pode estar falando muito ao celular e ouvindo mensagens de áudio e isso deve ser feito da maneira mais discreta possível.

claudia matarazzo
Divulgação

Claudia Matarazzo é sinônimo de elegância

Ou eu escuto mensagens de áudio junto ao ouvido, não ficarei ouvindo com volume alto, ou eu me retiro da sala para ouvir as mensagens se eu quiser ouvir alto, ou retornar e gravar com mais facilidade. Não ficarei gravando mensagens de áudio dentro da sala, com todo mundo ouvindo porque não interessa a ninguém e incomoda. 

3. Para você, o que é ser uma mulher elegante? 

Eu acho que tanto homens quanto mulheres elegantes, a elegância ela passa sempre por discrição e por empatia. A discrição no sentido que a pessoa elegante ela não faz barulho, ela não é uma pessoa espaçosa, ela sempre envolve para literalmente, chegar à  sala de casa, por exemplo, apenas por chegar, por estar, nunca por chegar aos gritos, as gargalhadas, ela chega e as pessoas notam a presença, porque ela envolve no olhar, ela tem empatia, ela é uma pessoa que percebe bem os outros e com isso os outros a percebem bem.

A elegância passa agora por empatia. A empatia no sentido de que a pessoa elegante sempre se coloca no lugar do outro, ela não tem arrogância, ao contrário, uma pessoa elegante é o contrário de uma pessoa arrogante, a pessoa elegante ela sempre se coloca no lugar do outro, tem consideração pelo outro, ela faz com que a outra pessoa se sinta confortável emocionalmente.

Então, ela não está me fazendo me sentir confortável porque estou em uma casa luxuosa e linda, ela está me fazendo emocionalmente confortável, essa é a verdadeira elegância, quando a pessoa consegue tratar todos os tipos de cultura, de pessoas, de maneira que todos se sintam unidos, comungados na mesma vibe e todos se sintam privilegiados por estarem juntos e desfrutando a companhia dessa pessoa. A elegância também é atemporal e não adere a modismos. 

Leia também: Dicas para receber em casa: noite de pizza

4. Etiqueta sem frescura é o título de um dos livros que você escreveu. Na sua opinião, qual o papel da etiqueta nas relações sociais?

O papel da etiqueta nas relações sociais de uma forma geral e desde a antiguidade e até agora é aproximar as pessoas da maneira mais agradável, mais elegante, mais acolhedora possível. A etiqueta não é só a forma de você viver, viver com estilo, ou viver bem, como muitas pessoas pensam que é uma frescura, não, a etiqueta é uma forma de fazer com que você sobreviva numa comunidade de maneira mais agradável, de maneira mais eficiente porque sua comunicação vai ser sempre ligada a coisas boas, ao prazer, a uma relação de qualidade com uma outra pessoa, com o vizinho, com outro profissional.

Então a etiqueta serve não só para embelezar a vida por embelezar, mas para facilitar as relações sociais. A etiqueta hoje, em um mundo em que se tem tanta comunicação, o tempo todo, culturas diferentes em um mundo globalizado, a etiqueta serve como um denominador comum, de qualidade, para que as pessoas possam se comunicar com mais facilidade e de uma forma prazerosa. Ou seja, não vou me comunicar aos trampos, não vou me comunicar grosseiramente, não, o meu patamar é sempre de qualidade, de elegância, de beleza e de prazer. Esse é o papel da etiqueta, ela aproxima as pessoas e é para facilitar a vida nunca complicar. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!