Não minta para o seu filho. O melhor caminho é sempre dizer a verdade. Muitos pais me perguntam o que fazer quando os filhos perguntam coisas que não podem responder, eu respondo: diga sempre a verdade.

Leia também: Meu filho está de férias, e agora? Veja dicas de atividades

Dizer a verdade aos filhos é fundamental
shutterstock
Dizer a verdade aos filhos é fundamental

Não ha outro caminho, mentir para o seu filho trará péssimas consequências, a criança percebe na hora a mentira, ou descobre mais tarde que o que você disse não era verdade, isso para com que ela deixe de confiar em você.

Mas como fazer com assuntos que não devem ser ditos a crianças?

O filho pergunta: "mãe posso ter um cachorro?" você não quer dar o cachorro, têm seus motivos, o que vai responder para o seu filho?

Diga a verdade , não vamos ter um cachorro porque eu não quero, diga os motivos reais e se a criança continuar insistindo diga a ela que no momento oportuno voltarão a discutir esse assunto, se quiser marque uma data, daqui um ano por exemplo.

E se o seu filho perguntar se o Papai Noel existe? Bom, ai depende do que você acredita, se você não acredita que o papai Noel existe, mas não quer dizer a verdade ao seu filho, você pode dizer a ele, que o papai Noel não existe para adultos, ou para você, mas que se ele acredita, para ele pode existir, quando o seu filho crescer e "descobrir" que papai Noel não existe, ele não vai achar que você mentiu para ele.

Leia também: Distúrbio alimentar em crianças: como os pais devem agir?

Às vezes mentimos para nossos filhos para dar ênfase a alguma situação ou por achar que eles não aguentariam a verdade.

Se o cachorro do seu filho morre, você deve dizer a ele, ele morreu, não vai mais voltar, isso é suficiente, não diga a ele que ele fugiu, ou compre correndo outro para colocar no lugar, ou até que ele virou estrelinha no céu, se você acha que o seu filho é muito novo e não vai compreender a morte, porque ele compreenderia que o cachorro fugiu, ou que virou estrelinha?

Dizer a verdade simplifica a vida, quando você fala a verdade, não precisa lembrar-se depois do que disse, é só repetir, você não vai esquecer, porque é a verdade.

Claro que você não precisa dizer ao seu filho coisas que o magoem, que ele não compreenda, que sejam assuntos de adultos, mas ai é que entra realmente dizer a verdade, diga:

  • Não sei
  • Não posso dizer isso para você agora
  • Esse assunto não é para a sua idade, quando for eu te falo
  • Vou procurar saber
  • Isso pode
  • Isso não pode

Leia também: Seus filhos brigam muito? Saiba como resolver conflitos entre irmãos

Todas essas frases são muito simples e fáceis de dizer, desde que sejam verdadeiras.

Como eu já disse aqui, criança não é boba, é só criança.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!