Saiba como utilizar todo o potencial do ventilador e, ainda, economizar na conta de energia elétrica

Nada como um ventinho no rosto para aliviar o calor. Nessas horas, o ventilador se torna um grande aliado. E um ventilador de teto bem instalado pode garantir um ambiente fresco e ainda ajudar a economizar na conta de luz no final do mês. 

Veja dicas de decoração para deixar a casa com a cara do verão

Ventilador de teto ajuda a espantar o calor e ainda decora o ambiente
Divulgação
Ventilador de teto ajuda a espantar o calor e ainda decora o ambiente


Quem dá as dicas é Gilca Carneiro, gestora da Spirit. A primeira preocupação deve ser a escolha do ventilador de teto. O consumidor deve optar por modelos que possuam alta capacidade de ventilação e permitam a utilização de lâmpadas eletrônicas. 

A forma de instalação também influencia na capacidade de ventilação. O ponto mais adequado para a instalação do ventilador de teto é o centro do ambiente.

Casa: saiba tudo sobre decoração

É importante também respeitar a distância mínima horizontal de 50 centímetros entre as pás e a parede. Não obedecer a esta distância pode significar um volume de vento menor do que nas condições ideais, por não haver espaço para a circulação do ar, afirma Gilca. 

Para turbinar o vento

No verão, o ventilador de teto deve ser utilizado junto com o ar condicionado. Gilca Carneiro explica que, desta forma, o ar frio se espalha, o ambiente fica mais refrescante e ainda é possível uma diminuição na conta de energia, uma vez que o ar condicionado pode ser ligado em uma potência menor.

Ventilador no inverno? Sim!

E saibda que o ventilador de teto também pode ser usado durante o inverno para ajudar a aquecer o ambiente. Quando a temperatura estiver menor, é indicada a utilização do utensílio no modo exaustão, juntamente com o aquecedor. O ar quente gerado pelo aquecedor sobe ao teto e encontra o ventilador, no modo exaustão, que faz com que este ar quente desça e circule uniformemente pelo ambiente. 

Cobogós são ideais para deixar a casa mais fresca e arejada

Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.