Publicidade
Publicidade - Super banner
Casa
enhanced by Google
 

Terreno inclinado é sinal de problema ou um bom negócio?

Muita gente foge da compra de um terreno em aclive ou declive, mas na verdade pode ser até vantajoso, tanto do ponto de vista estético, quanto financeiro

Yara Guerchenzon |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508180006&_c_=MiGComponente_C

À primeira vista, dá até certo receio erguer uma casa em um terreno totalmente inclinado. Quem é leigo, naturalmente começa a pensar nas questões de segurança. Mas os processos construtivos mostram que não há inconveniente algum. E se há alguma desvantagem no meio do caminho, há também fatores positivos.

E, no final das contas, a relação custo-benefício tem resultado atraente, como afirma o arquiteto Beto Madureira. Terrenos em aclive ou declive são opções interessantes para quem está planejando construir uma casa. Por dois motivos: normalmente quando estão em lugares altos, os lotes oferecem uma vista privilegiada. Ou então, se estão em locais sem vista, ou seja, em lugares baixos com relação ao entorno, acabam sendo vendidos por preços bem mais baixos, opina.

A arquiteta Flavia Ralston utilizou roliços de eucalipto autoclavado com cintas de concreto como parte do sistema de sustentação deste projeto

No entanto, Beto Madureira reconhece que é sim mais complicado se construir em um lote inclinado. Tudo fica mais difícil. O transporte de dentro da obra, que chega e sai, é mais caro. Da mesma forma, pisos externos laterais ao térreo, que necessitam estar em nível acompanhando a planta interna, devem ser construídos por meio de lajes, enquanto em um terreno plano seria feito diretamente no solo, cita.

Mas Beto Madureira avalia que, hoje em dia, o peso da estrutura na composição do preço final da obra tem ficado cada vez menor quando comparado aos itens de acabamento. Portanto, quando se avalia o quanto um lote em desnível pode encarecer a estrutura e se compara com o que se está ganhando tanto no preço mais baixo do terreno ou pela vista diferenciada que se tem, acho que o custo acaba empatado na maioria das vezes.

Mas é seguro?
Antes de se começar a construir, o terreno deve ser preparado conforme o projeto, normalmente em patamares, ou taludes. E a segurança na construção deve aliar o projeto arquitetônico ao de estrutura, prevendo os muros de arrimo ou de contenções, que são indispensáveis nestes tipos de terreno, esclarece o arquiteto.

Fachada da casa projetada por Flavia Ralston em um lote inclinado

E existem algumas opções. Nos muros de arrimo e de contenções, podemos utilizar diversas formas. Entre elas, arrimo de bloco estrutural armado, na qual a armadura de ferro é montada passando dentro dos blocos e depois os mesmos são preenchidos por concreto. Ou arrimo misto com pilares e vigamentos de concreto armado e fechamento com bloco estrutural. E, ainda, cortina de concreto, onde o muro é todo de concreto armado, indica Madureira.

Segundo o profissional, a necessidade de utilização de um dos três tipos é definida pelo próprio projeto e a situação da geografia do terreno. Ou seja, não há uma fórmula mais indicada do que a outra. E cada solução deve ser avaliada caso a caso, calculando-se as vantagens e indicações em cada uma.

Além de inclinado, o lote onde foi construído o projeto de Flavia Ralston fica em uma esquina de um condomínio fechado no interior de São Paulo

Por se tratar de terrenos inclinados, muitos devem ficar imaginando quais podem ser os riscos da construção, especialmente se alguma etapa não for bem feita. Para Madureira, são os mesmos de uma construção em terreno plano. Quando falamos em alguma etapa não ser bem feita, os riscos são os mesmos nos dois tipos de construção. Não temos especificamente nenhum risco em especial por conta de ser um projeto em desnível, finaliza.


Consultoria
Beto Madureira Arquitetura: tel. (11) 3812- 5556;
www.betomadureira.com.br


Leia mais sobre: terreno inclinado

Leia tudo sobre: construçãoterreno

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG