Conheça os tipos de lâmpadas disponíveis no mercado e seus usos

Cada ambiente deve ter a iluminação adequada de acordo com a sua função. Uma sala de leitura, por exemplo, deve ter luminárias com lâmpadas halógenas ou eletrônicas, que proporcionam uma iluminação branca e deixam o ambiente ideal para ler um livro ou estudar.

Não existem muitas regras quanto ao uso de cada tipo de lâmpada e áreas internas ou externas, mas algumas dicas ajudam a otimizar o resultado. "Lâmpadas de vapores não são muito utilizadas no interior das residências devido à alta potência. O restante pode ser utilizado em todos os cômodos de acordo com as especificações de cada projeto”, diz Claudia Antonelli, gerente de produtos da Osram do Brasil.

Em ambientes que exigem mais atenção aos detalhes, como cozinha e área de serviço, recomenda-se usar lâmpada fluorescente tubular, que produz uma luz mais homogênea, Claudia ainda lembra que todos os ambientes podem utilizar iluminação embutida no teto.

Antes de substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, visando economizar na conta de energia elétrica faça uma análise criteriosa. "A pior coisa que alguém pode fazer é trocar sem critério nenhum. Lâmpadas maiores que a luminária agridem a visão", diz a lighting designer Nidia Borelli.

Veja abaixo qual a lâmpada ideal para iluminar cada ambiente:

Dicróica

Lâmpada dicróica
*Reprodução
Lâmpada dicróica
IRC : 90
Tempo de vida : 4.000 horas
Características : oferece iluminação direcionada com luz de alto brilho. "A dicróica é um tipo de lâmpada halógena que emite luz quente, parecida com a luz solar, e reflete mais luminosidade", afirma Walter Fioretto Campagnare, Gerente de Marketing da Startec.
Onde deve ser utilizada: indicada para iluminação geral, como em livings ou salas de jantar. Pode ser usada também em spots para destacar objetos na decoração, como quadros e jardins.



Fluorescente
IRC
: 60 a 90
Tempo de vida : 12.000 horas
Características : disponível em diferentes tamanhos e formatos, é mais econômica, embora limitada por baixa potência. "A fluorescente é uma lâmpada fria e, com a tecnologia, está cada vez menor e mais fina, podendo ser usada também em luminárias", diz Walter.
Onde deve ser utilizada : indicada para cozinha e área de serviço, além de ambientes de estudo e escritórios.

Halógena
IRC
: 100
Tempo de vida : de 2.000 a 4.000 horas
Características : gasta mais energia, mas oferece maior potência luminosa. Segundo Walter, a halógena é uma lâmpada quente, mais usada como item decorativo.
Onde deve ser utilizada : ideal para áreas externas, como jardins, mas pode ser usada também em spots e luminárias internas.

Halógena AR111 / AR70
IRC
: 100
Tempo de vida : 2.000 horas
Características : produz facho de luz direcionado, porém sem ofuscamento.
Onde deve ser utilizada : ideal para iluminação pontual e para áreas externas, como jardins.

Incandescente

Lâmpada incandescente
Reprodução
Lâmpada incandescente
IRC : 100
Tempo de vida : até 1.000 horas
Características : com versões opaca e transparente, é o tipo mais comum. Oferece menor vida útil e gasta mais energia comparada com a lâmpada fluorescente, entretanto, possui menor preço. "A lâmpada incandescente está em extinção, pois gasta muita energia e ainda exala calor. A tendência é que ela seja substituída pela fluorescente", diz Walter.
Onde deve ser utilizada : indicada para pendente, abajur, plafond ou arandela.

Lâmpada Par
IRC
: 100
Tempo de vida : 6.000 horas, em média
Características : é um tipo de lâmpada halógena com vidro mais resistente e proteção contra vapor e umidade. É refletora, com facho de luz preciso, muito brilho e definição. "É muito mais usada em áreas externas por ser um modelo decorativo disponível em diversas cores, embora não seja proibido o uso em áreas internas. O problema é que as pessoas confundem achando que a lâmpada é à prova d'água", afirma Walter.
Onde deve ser utilizada : apropriada para áreas úmidas, pode ser usada em áreas externas para criar concentrações de luz em objetos. Pode ser usada em spots de embutir, jardins e banheiros, embora não seja o mais usual.

Lâmpada Eletrônica Compacta Flúor
IRC
: 90
Tempo de vida : 3.000 a 12.000 horas
Características : são lâmpadas eletrônicas que utilizam de 60% a 80% menos eletricidade do que as lâmpadas incandescentes convencionais, além de oferecer maior durabilidade. Porém, seu preço é mais elevado, pois esse modelo já vem com reator no bulbo.
Onde deve ser utilizada : ideal para luminárias, abajures, arandelas ou plafons. Pode ser usada dentro ou fora de casa.

Multivapor Metálico
IRC
: 80
Tempo de vida : até 8.000 horas
Características : oferece alta potência luminosa com baixo consumo de energia.
Onde deve ser utilizada : muito usada na iluminação de ruas, é ideal para áreas externas.

Led

Led
Reprodução
Led
IRC : 70
Tempo de vida: 2.000 a 4.000 horas
Características : no Brasil não é muito usada devido ao seu preço elevado. "O Led é um modelo muito durável e com menor consumo, mas seu preço o torna inviável para o uso residencial aqui", diz Walter. Mas Nidia discorda. “O Led é o futuro da iluminação. Se analisarmos a relação custo/benefício, ele não é caro e estamos economizando recursos naturais para o planeta”, afirma.
Onde deve ser utilizada : indicada para iluminação decorativa, pode ser usada em luminária e abajur.



Consultoria:

Osram

Startec

Nidia Borelli

Simone Goltcher