Você não precisa ter uma superfaxineira para manter os ambientes livres de poeira, migalhas de pão ou de gordura. Com alguns cuidados básicos, todos os ambientes ficam um ¿brinco¿!

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508168419&_c_=MiGComponente_C

Casa limpa é sinônimo de conforto, bem-estar e saúde. Sim, livrar-se da sujeira também é acabar com germes que disseminam doenças. Isso sem contar que a manutenção regular aumenta o tempo de vida útil de móveis e tapetes, que acabam se deteriorando com o acúmulo de poeira.

Vento, sola de sapato, migalhas de alimentos, pelos de animais de estimação, bolor. Há várias formas de sujar a casa ¿ seja você mesmo ou por agentes externos. Para manter sempre limpa e organizada, deve-se planejar as tarefas de cada dia, com cronograma diário, semanal, quinzenal e mensal. O segredo é planejar!, confidencia a home organizer Ingrid Lisboa.

E não adianta, limpeza anda de mãos dadas com a organização. Você já notou que um ambiente limpo, mas bagunçado, dá a impressão de sujeira? Um lar limpo e organizado é mais harmônico e dá prazer de se viver ali, diz Ingrid Lisboa.

Mãos à obra

Você pode começar a limpeza pelo cômodo que vai demorar mais para arrumar, pelo mais bagunçado ou pelo menos trabalhoso. Seja qual for a sua opção, comece pela eliminação dos focos maiores e mais visíveis de desordem para só depois disso organizar as coisas que estão fora do alcance visual, ensina Donna Smallin, no livro Casa Limpa e Arrumada ¿ Organize-se para cuidar da limpeza sem deixar de viver, da Editora Gente.

Ok, arrumação pode não ser o seu forte, embora saiba que é algo extremamente necessário, não é? Por isso mesmo, selecionamos 10 truques para você não perder muito tempo nesta tarefa tão penosa.

1. Para limitar a propagação de bactérias, mantenha e lave separadamente os panos e utensílios utilizados no banheiro . Jamais use a mesma bucha que lavou a cozinha no banheiro.

2. Permita a entrada e a circulação do ar em sua casa todos os dias e por pelo menos duas horas. Abra portas, janelas e até mesmo armários e closets para evitar mofo.

3. Seu filho vomitou ou fez xixi no carpete? Calma, raspe o material sólido com uma colher, removendo o máximo possível. Misture em uma bacia vinagre branco e água em partes iguais. Umedeça uma toalha com a solução e aplique sobre a mancha .

4. O problema são as marcas de giz de cera nas paredes ? Molhe uma esponja de feltro, esprema para retirar o excesso de água e passe.

5. Uma vez por semana limpe produtos eletrônicos com um pano de microfibra ou outro macio e sem fiapos umedecido. Em seguida, passe um seco.

6. Uma solução caseira para os vasos sanitários : derrame uma xícara de vinagre branco e deixe agir por 5 minutos. Esfregue com uma escova e dê descarga.

7. Quando algo derramar dentro do forno , coloque sal por cima imediatamente. Depois de frio, escove a parte queimada e limpe com a esponja.

8. Um bom limpador caseiro para madeira pode ser feito com uma colher de água raz, uma de óleo de linhaça e um litro de água morna. Agite em uma garrafa e aplique no pano antes de esfregar a madeira. Deixe secar e dê polimento.

9. Pias ou mesas de mármore ficam brilhantes e lisinhas se, ao terminar a limpeza usual, aplicar um lustra-móveis com uma flanela na superfície.

10. Extermine bolor e mofo no banheiro aplicando na área uma solução fraca com poucas gotas de detergente líquido em água quente. Em seguida, esfregue ¼ xícara de alvejante à base de cloro diluído em 1 litro de água. Espere 20 minutos e repita a operação.


Leia mais sobre: limpeza


Consultoria:
Ingrid Lisboa, home organizer ¿ Tel: (11) 9986-3320, site:
www.homeorganizer.com.br
Editora Gente ¿ site:
www.editoragente.com.br