Aprenda a limpar pisos de pedra e garanta superfícies novinhas em folha

Cada tipo de pedra pede um tipo de limpeza especial. Fique atenta
Getty Images
Cada tipo de pedra pede um tipo de limpeza especial. Fique atenta
Conhecidos pela versatilidade, os pisos de pedra são boas sugestões para todos os ambientes da casa, seja nas áreas internas ou externas. São fáceis de manter e perfeitos para quem busca materiais resistentes.

No entanto, é fundamental ter atenção e alguns cuidados especiais que ajudam a evitar superfícies repletas de sujeiras e manchas. A higienização deve ser feita diariamente, ação que garante superfícies limpas e brilhantes por mais tempo.

“É preciso escolher produtos e equipamentos corretos para cada tipo de piso e, dessa forma, garantir uma limpeza eficaz”, diz Leandro Avanço, da marmoraria Alicante.

O primeiro passo é evitar o uso de materiais ásperos durante o trabalho. “Não escolha vassouras ou palhas de aço, pois podem danificar as pedras”, alerta. O correto é optar por itens macios, como panos e esponjas. “Para obter melhores resultados vale verificar se o local está seco e livre de resíduos.”

Depois dessa etapa, Fábio Franco de Moraes, diretor da Palimanan, empresa de revestimentos de pedra, sugere uma antiga combinação para a remoção total da sujeira. “O ideal é usar apenas água e sabão de base neutra, mistura suficiente para resolver o problema.”

Cuidado com as escolhas

Produtos abrasivos (água sanitária e saponáceo, entre outros) devem ser evitados, pois removem o brilho dos materiais. Para limpezas mais profundas, Leandro Avanço sugere o uso de produtos específicos para cada superfície. “Existem detergentes especiais e pastas de limpeza disponíveis no mercado”, afirma.

Outro alerta fundamental é evitar as famosas receitas caseiras, como vinagre e bicarbonato. “Produtos inadequados podem causar corrosão.”

Já aqueles imprevistos do dia a dia – taça de vinho que cai no chão ou gotas de café que teimam em saltar das xícaras – são facilmente resolvidos se a limpeza for imediata. “Remova os resíduos rapidamente, em seguida use um pano com água para limpar a superfície por completo”, indica.


Mármores, granitos e quartzo

No caso de mármores e granitos, a dica é apostar na impermeabilização. “As manchas estão relacionadas à porosidade do material. Se a quantidade de poros for menor, não haverá acúmulo de sujeira”, conta Avanço.

Já as superfícies de quartzo, que ganharam espaço nos lares, principalmente na cozinha por oferecerem acabamento uniforme e aparência sofisticada, devem ser mantidas com detergente neutro e água.

Para manchas de gordura mais resistentes, Matheus Hruschka, gerente de marketing da Silestone®, indica o uso de saponáceo cremoso. “A limpeza pode ser feita com a parte áspera da bucha. É só esfregar e enxaguar”, comenta. Mas se a ideia for realizar uma limpeza corriqueira, basta usar um pano seco e macio. “Como o material não tem poros, qualquer tipo de cera apenas suja ou embaça a superfície”, afirma.

Serviço:
Alicante
Avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, 55 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2795-3666

Palimanan
Rua Lisboa, 393 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3064-0617

Silestone®



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.