Não importa o tamanho e o material de que são feitos, os tapetes são os maiores alvos da poeira, mas será que você sabe limpá-los?

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508146919&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico
De algodão, sintético, de juta ou de lã, os tapetes são os maiores alvos da poeira da casa, mas será que você sabe limpá-los? Por isso, consultamos uma autoridade no assunto, Francesca Alzati, sócia-diretora da By Kamy.

Como deve ser feita a manutenção?

Não tem como especificar uma manutenção única para tapetes em geral. Como o leque de opções é muito grande, o ideal é consultar a etiqueta do seu, ou até mesmo o vendedor da loja, quando for comprar.

Com que frequência lavar?

Depende do produto, local e tráfego. Os tapetes de fibras naturais, se não ficam em locais de grande tráfego, possuem maior durabilidade, e devem ser lavados de seis meses a um ano, em oficinas especializadas. Somente as empresas especializadas possuem equipamentos específicos que lavam e restauram o produto.

No caso dos tapetes orientais, eles possuem maior resistência, mas mesmo assim devem ser lavados, no mínimo, uma vez por ano para que suas fibras não ressequem. Já os tapetes de vinil, que possuem uso mais contínuo, a lavagem varia conforme o tráfego.

Como cuidar diariamente para tirar o pó?

Em geral, deve-se usar uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, em nível baixo para tapetes peludos (70 mm) e nível médio nos demais. Lembrando sempre que deve ser passado no sentido do pelo. Nunca utilizar aspiradores industriais.

O que deve ser feito caso caiam alimentos ou bebidas?

Primeiro, deve-se retirar o excesso do resíduo com produto absorvente (papel toalha, pano seco e limpo, serragem) e depois enviar para uma oficina de limpeza especializada.

Qual é o material mais fácil de manter e o mais difícil?

Não existe material difícil, existe o tapete certo para o lugar certo. Atendendo o critério correto nenhum tapete é difícil de manter.

Deve-se passar algum produto? Qual?

Isso é relativo, o que é possível fazer dependendo do produto é uma impermeabilização parcial através de teflonagem, que ajuda a aumentar o tempo de absorção. Mas com o tempo de uso e as lavagens essa impermeabilização acaba saindo.


Leia mais sobre: tapetes

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.