Conheça as maneiras de deixar os objetos de prata limpos e com o brilho de peças novas

Conhecida pelo homem desde a pré-história, a prata sempre foi objeto de desejo de diversos povos, uma vez que era o elemento que mais se aproximava do “metal perfeito”: o ouro. Com o passar dos anos, ela ganhou reconhecimento próprio e, por possuir maleabilidade, tornou-se ideal para compor objetos decorativos.

Porém, apesar de garantir um toque de requinte a quartos , salas, banheiros e cozinhas , a prata pode ser facilmente danificada e, em contato com agentes externos, presentes na atmosfera, escurece e perde todo seu brilho e beleza com o passar do tempo.

Em forma de luva ou manta, o Sempre Brilho deixa a prata brilhando sem utilizar produtos químicos
Getty Images
Em forma de luva ou manta, o Sempre Brilho deixa a prata brilhando sem utilizar produtos químicos


“Isso ocorre devido à oxidação, o contato com alguns alimentos, como o ovo e a cebola, e com o ácido úrico presente em nossas mãos, além da poluição das grandes cidades”, diz Marcos San Martin, restaurador e proprietário do atelier San Martin.

Métodos e produtos
No entanto, existem no mercado, diversos produtos que limpam a prata, fazendo-a voltar a ter brilho. É o caso do Sempre Brilho, recém lançado pela American Brightness. Em forma de luva ou manta, o produto é ecologicamente correto e utiliza nanotecnologia.

“O Sempre Brilho é o único do mercado que deixa a prata brilhando sem utilizar produtos químicos. Assim, sem sujeira e fazendo apenas movimentos de polimento com a luva ou a manta, a peça volta a brilhar e fica completamente limpa”, explica Richard Rafaini, proprietário da American Brightness.

Passar bicarbonato de sódio e pasta de dente na prata pode riscar as peças
Getty Images
Passar bicarbonato de sódio e pasta de dente na prata pode riscar as peças
O produto, que também é capaz de polir objetos banhados, tem bastante durabilidade e pode ser utilizado mais de uma vez. “É possível limpar, em média, 80 talheres de um jogo de jantar ou 10 castiçais grandes com uma mesma luva ou manta”, afirma Rafaini.

Outra opção disponível nas prateleiras dos supermercados são os polidores de prata ou metal, como o Silvo ou Brasso, ambos da empresa Reckitt Benckiser. Eles agem da mesma forma que o Sempre Brilho, com a diferença de que são líquidos. Assim, é preciso derramar o produto em uma flanela e fazer movimentos de polimentos “sem muita pressão”, diz Marina Inserra, gerente de marketing da Silvo.

“A fórmula do produto é levemente mais viscosa que a água e por isso tem melhor aderência na flanela, o que facilita a aplicação”, completa.

Prática em casa
Além desses produtos, existem também receitas caseiras que tiram manchas da prata, como o bicarbonato de sódio e a pasta de dente. Porém, segundo Olga Michaan Farji, proprietária da loja Pratas da Casa, essa alternativa não é muito bem vista, pois pode riscar as peças.

Para o restaurador Marcos San Martin, apenas profissionais da área conseguem recuperar o brilho de uma prata nova. “Somente máquinas politrizes, ferramentas e produtos apropriados são capazes de limpar a fundo e tirar os riscos de um objeto de prata”, diz San Martin. “Caso contrário, o trabalho de esfregar a peça repetidamente será intenso e o resultado apenas satisfatório”, conclui.

Acompanhe mais notícias sobre serviços no twitter do Delas

Serviço:

American Brightness
Tel: (11) 2376-0643

Atelier San Martin
Rua Artur de Azevedo, 897 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3064-0698

Pratas da Casa
Rua Ribeiro da Silva, 690/5 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3667-7039


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.