Publicidade
Publicidade - Super banner
Casa
enhanced by Google
 

Paredes sempre limpas – Parte 1

Dicas para limpar superfícies com tinta, tecido e adesivos

Lila de Oliveira, iG São Paulo

Getty Images
Esponja macia, água e sabão de coco são aliados na limpeza das paredes com tinta
Nem sempre a esponja é capaz de tirar as indesejáveis manchas na parede. Sendo que, muitas vezes, usá-la pode ser uma armadilha.

“Marca de tênis, por exemplo, se estiver fraca, sai com um pouco de limpador multiuso, mas tem que ter cuidado para não espalhar a mancha”, afirma Rodrigo Galante, engenheiro civil da Obra Clean, empresa especializada em limpeza pós-obra.

Veja também:
Paredes sempre limpas - Parte 2

O profissional se refere a superfícies cobertas com os tipos mais comuns de tinta: as à base de PVA e as acrílicas. De acordo com a arquiteta Rosilene Fontes, há vários fatores que se deve levar em conta na manutenção das paredes, como umidade, exposição direta ao sol e poluição.

Em superfícies com tinta látex acrílica – cuja durabilidade é maior e a manutenção, mais fácil de ser feita –, ela recomenda o uso de uma esponja macia com sabão de coco, o que mantém a superfície com aparência de nova por muito tempo.

Rodrigo Galante ressalta que no caso da tinta acrílica fosca, a bucha com produtos químicos é uma alternativa somente para sujeiras pequenas, diferentemente da versão brilhante. O látex PVA não é lavável.

Tecido

A aspiração do pó deve ser feita semanalmente e a remoção da sujeira mais pesada, com uma bucha de cerdas macias (como a de fibra de coco) e água, com um pouco de detergente neutro. Finalize com um pano para tirar a umidade superficial. Em tecidos delicados, faça movimentos suaves.

Repetir o processo se ainda restar sujidade é a dica de Adriano Seixas, da Dream Wash, prestadora de serviços de limpeza e conservação de tecidos e ambientes. Ele lembra que é importante só usar produtos neutros, evitar os alcalinos e os à base de cloro, que podem manchar.

Adesivos

Os adesivos de parede devem ser aplicados em superfícies livres de gorduras e outras impurezas. À prova d’água, são considerados laváveis. “Use uma esponja bem macia para não danificar o material, com pouca água ou detergente neutro”, orienta Rosilene.

Confira nossa galeria de adesivos

Não se esqueça de que, dependendo do tipo de pintura, é preciso ser ainda mais cauteloso. E jamais destaque o adesivo. “Suas colas são muito fortes e arrancá-los danificaria a parede”, diz Galante.

Serviço:

Dream Wash
Rua Padre Chico, 53, Pompeia - São Paulo (SP)
Tel: (11) 3862-1641

Obra Clean
Rua Paracuê, 149, Perdizes - São Paulo (SP)
Tel: (11) 3865-1786
 

Leia tudo sobre: limpezaparedeadesivotecido

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG