Prepare as bandeirinhas e capriche nos enfeites da mesa para levar o clima de festa junina para sua casa. Veja mais dicas para você se inspirar

Uma festa junina típica tem que ter fogueira, bandeirinha e quentão. Porém, montar um arraial memorável exige bom gosto e paciência para escolher cada detalhe. “Há diversas maneiras de organizar os lares para a ocasião. No entanto, elementos tradicionais e comidas típicas não podem faltar”, afirma a designer de interiores Claudia Cavalcanti.

Leia também: Como aproveitar as comidas de festa junina sem sair da dieta?

Festa junina: comidas típicas e decoração para fazer se divertir em casa
- Reprodução
Festa junina: comidas típicas e decoração para fazer se divertir em casa

O primeiro passo, segundo ela, é dar nova roupagem às bandeirinhas. “É possível criá-las com diferentes materiais e de tamanhos variados. Uma boa sugestão é a chita, que está em alta.” Ouse também misturar algumas bandeiras feitas com folhas de jornal e flores feitas com chita ou papel crepom. Para dar um toque charmoso prendo-as com pregadores de roupa.


A próxima etapa é eleger a toalha ideal. Nesse momento, deixe a criatividade tomar conta. “Você pode escolher desde o tradicional xadrez até um modelo branco de algodão”, diz a decoradora Adinoela Gregio. A diferença fica por conta dos enfeites complementares. “A lista é extensa, há espaço para miniespantalhos, arranjos feitos com palha de milho e estandartes”, sugere.

Chita, xadrez e palha

As cores também são presença garantida no dias festa. “Tons fortes são os mais usados, principalmente amarelo, laranja e vermelho”, diz Tatiana França Covre, da empresa de decoração Pequena Arteira. Mas cuidado com os excessos, que devem ser evitados até mesmo nessa divertida época do ano.

“Para não pesar os ambientes opte por duas ou três cores e tente fazer uma composição com xadrez, listras ou bolinhas”, indica Ana Claudia. Mas se a ideia é apostar numa festa com tons neutros, palhas, cestos, vasos e panelas de barro não podem faltar.

Para Adinoela, o colorido da chita é a característica que não pode faltar. “Minha dica é forrar as cadeiras com o material. Quanto mais cara de patchwork, melhor.”

Leia também: Inspire-se: makes e tranças para Festa Junina

Planejamento é essencial

Outro elemento indispensável em arraiais é a fogueira, ideal para realizar a tradicional quadrilha ao redor. “Uma dica para evitar acidentes, ainda mais se houver crianças por perto, é investir em modelos cenográficos, feitos com garrafas PET”, indica Tatiana.

Quando o cansaço bater, os convidados podem descansar em banquinhos de madeira ou tufos de feno, enquanto apreciam vinho quente ou quentão servidos em canequinhas de ágata. “Abóboras podem ser usadas como vaso para girassóis”, sugere.

Espalhar velas pela casa, segundo ela, deixa os ambientes aconchegantes. No entanto, antes de comprar todos os enfeites e começar a organizar o arraial faça um planejamento. “Anote tudo o que será usado e demarque no papel a localização de cada adorno. Essa medida ajudar a não pecar pelo excesso”, orienta Adinoela.

Capriche na decoração da mesa

Para dar vida à festa, dê importancia à mesa e invista nos enfeites
Divulgação
Para dar vida à festa, dê importancia à mesa e invista nos enfeites

A mesa recheada de quitutes e doces é sem dúvida um dos pontos altos da festa e merece uma decoração caprichada. Para fazer bonito não é preciso gastar muito. Enfeites coloridos que remetam ao clima caipira ou ao artesanato mineiro e nordestino são grandes aliados.
Latinhas vazias de achocolatados também podem virar lindos enfeites. A dica é fazer vários furos com a ajuda de um prego e de um martelo, amarrar fitas coloridas, colocar velas dentro e pendurá-las nas árvores

A designer de interiores Ana Claudia Cavalcante sugere envolver os bolos típicos com papel celofane e arrematar com fitinhas do Senhor do Bonfim. “O efeito é incrível”, garante.

Outra dica é colocar as bebidas dentro de caixotes de madeira e usar sacos de pão com as bordas dobradas para servir pipoca ou amendoim.

Leia também: Dia de arraial! Inspire-se em diferentes roupas para curtir a festa junina

Também é possível servir doces e salgados em chapéus de palha ou peneiras. “Vasos de barro podem servir como base para os quitutes”, completa.

Depois que estiver tudo pronto basta escolher sua melhor camisa xadrez, caprichar na seleção de músicas e aproveitar a festa.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.