Sabe aquela sensação de limpeza e ordem quando se abre algum armário em casa?

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508107987&_c_=MiGComponente_C

Cada objeto no seu devido lugar, a certeza que você vai encontrar a camisa favorita no cabide ou um sapato na última prateleira da sapateira?

Toda essa organização pode parecer metódica, mas é importante, pois garante a durabilidade e qualidade de sapatos, peças de vestuário e roupas de cama, mesa e banho.

A decoradora Pompéia Mesquita, que ministra cursos de decoração na Marchand darte, explica que não existe nenhuma complexidade na arrumação de armários. É só aprender uns segredinhos que eles estarão sempre organizados, afirma. 

Segundo a decoradora, o primeiro passo é separar os objetos por uso: roupas, sapatos e cama, mesa e banho. Depois disso, é a hora de fazer uma boa limpeza, retirando tudo que há nos armários e separando o que não será mais usado. É importante não utilizar cera ou lustra-móveis, pois podem sujar as roupas ou manchá-las, ressalta.

Vestuário
No guarda-roupa as divisões devem ser usadas para guardar diferentes tipos de peça: uma gaveta para camisetas, outra para roupas íntimas e assim por diante. Usar cabides e a divisão por cores facilita a organização e oferece melhor visualização das peças.

As vestimentas coloridas merecem cuidado redobrado. Especialmente as de tons vermelho, preto, azul-marinho ou branca, pois essas cores desbotam com a luminosidade, explica Pompéia.  A dica nesses casos é usar capas de tecido não texturizado (mais conhecido como TNT) ou de algodão para proteger as peças da luz, e escolher a parte mais escura do armário para pendurá-las, diminuindo assim o risco de desbotamento.

O cuidado específico com as peças também faz parte da organização. Na lavagem deve-se sempre seguir as instruções do fabricante; roupas de praia, meias e cuecas não devem ser lavadas com água quente, porque o calor danifica o elástico, tornando-o ressecado, alerta Pompéia.

Sapatos
Já nos armários de sapatos, nada de aproveitar as caixas, papéis e rolinhos de papelão que vem com os sapatos, pois esse tipo de material atrai traças, cupins e baratas. Apesar do cheiro pouco agradável, a naftalina continua sendo a melhor aliada nesse caso, indica. Segundo a decoradora, a melhor alternativa é a sapateira, que permite melhor visualização dos pares de sapato, que devem estar sempre limpos e guardados em saquinhos de TNT.

Cama, mesa e banho
Depois de organizar as roupas e os sapatos, não se pode esquecer dos armários que guardam roupas de cama, mesa e banho. O conselho é dividir as peças em prateleiras de acordo com o cômodo ao qual serão destinadas.

Para aproveitar o espaço de maneira eficiente é importante ter atenção com a forma como as peças são dobradas, pois possibilita que as sejam empilhadas corretamente. Toalhas de banho, por exemplo, devem ser enroladas, pois assim ocupam menos espaço e ficam mais visíveis, explica.

Evite a umidade
Como os armários são, em sua maioria, ambientes fechados a umidade pode prejudicar a qualidade das peças. É importante avaliar as paredes, principalmente se forem os armários do banheiro que estão mais sujeitos a esse tipo de problema. Uma dica da decoradora é colocar um isolante como, por exemplo, uma lâmina de isopor entre o armário e a parede.

Outra opção para combater a umidade é utilizar saquinhos de tule com giz, cuja base é de cal, que ajudam a remover a umidade no ambiente. Segundo Pompéia, as roupas de inverno são as mais atingidas pela umidade e para evitar cheiro de mofo e bolor, deve-se dobrar  e guardar essas peças em saquinhos de TNT. Se você não tiver muitos saquinhos de TNT, faça uma pilha das peças e coloque a primeira e a última no saquinho. Assim, as do meio automaticamente ficarão protegidas. E muito cuidado com sacos plásticos, que devem sempre ser evitados, pois não deixam que as roupas transpirem.

Essas dicas irão ajudar a manter seus armários e closets sempre em ordem e de uma maneira pratica para o dia-a-dia. 

Leia mais sobre: organizaçãoarmários


Marchand darte
19 - 3254 4488
19 - 3254 0561
www.cursodedecoracao.com.br

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.