Poluição em ambientes fechados pode ser pior do que nas ruas, mas truques simples ajudam a minimizar o problema

Reforçar a limpeza em casa é uma das alternativas para reduzir a poluição
Getty Images
Reforçar a limpeza em casa é uma das alternativas para reduzir a poluição
Pesquisa feita pelo jornal O Estado de São Paulo, em conjuntos com o Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP) constatou que a poluição dentro de casa pode ser ainda pior do que nas ruas, na capital paulista.

Todos os dez ambientes internos visitados pela reportagem em diferentes pontos da cidade apresentaram partículas inaláveis com índices até 392% superiores do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas com alguns truques simples é possível minimizar esse índice e ajudar sua família a respirar melhor. Confira:


1- Faxina

Reforce a limpeza dentro de casa . Não deixe de passar o aspirador de pó em tapetes , carpetes e sofás. Nos móveis, nas prateleiras e no chão o ideal é finalizar a limpeza com um pano úmido para retirar de vez a poeira. Evite o espanador ou o pano seco, que apenas deslocam as particulas de sujeira de um lugar para outro.

2- Janelas fechadas
Manter as janelas e portas fechadas dificulta a entrada de sujeira. Abra-as por curtos períodos (de preferência logo pela manhã) para arejar a casa e depois feche-as para criar uma barreira física às partículas. Se as portas tiverem vãos, vale vedá-los com um pano úmido.

3- Ar-condicionado
O uso do ar-condicionado contribui para filtrar o ar de impurezas e reduzir a entrada de sujeira, já que pressupõe janelas fechadas. Mas para não ter efeito contrário, é preciso ficar atento à manutenção dos dutos e do filtro.

4- Umidificador
Mais do que facilitar a respiração nos dias mais secos, a presença de partículas de água no ar ajuda a reduzir o nível de poluição, uma vez que a sujeira se une à água e tende a cair. Confira alguns modelos de umidificadores disponíveis no mercado.

5- Plantas por perto
Criar um jardim com plantas de tamanho médio na sacada ou em frente à casa é uma forma de criar mais uma barreira física à poluição, além de reforçar a produção de oxigênio por perto de sua família.

6- Altura certa
Se puder escolher o andar de seu apartamento, prefira os pisos intermediários, que ficam longe da poeira e da poluição das ruas, assim como das nuvens de ozônio.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.